HC/UFPE promove mutirão de cirurgias de reconstrução da mama

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/03/2012 às 0:05

De segunda (5/3) até sexta-feira (9/3), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) participa do Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, destinado a pacientes que foram submetidas à mastectomia.

Junto ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e ao Hospital Agamenon Magalhães, a expectativa é que sejam operadas cerca de 30 pacientes em Pernambuco. Em todo o País, o projeto da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) pretende realizar 500 operações.

A triagem foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), com as pacientes posteriormente encaminhadas paras os serviços de cirurgia plástica dos hospitais participantes.

No HC/UFPE, serão operadas sete pacientes, com início do mutirão na segunda à tarde. Os procedimentos serão inicialmente realizados na cirurgia ambulatorial (térreo), passando para o recém-reformado bloco cirúrgico (5º andar) no decorrer da semana.

O tratamento do câncer de mama, doença maligna mais comum na mulher, geralmente exige a retirada parcial ou total dos seios, o que causa grandes transtornos na vida pessoal das pacientes. A reconstrução mamária, então, tem como meta minimizar esses problemas porque ajuda a recuperar a autoestima das mulheres vítimas da enfermidade.