Instituto Oncoguia lança Programa de Apoio ao Paciente com Câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/02/2012 às 0:35

Diante das inúmeras barreiras enfrentadas pelos pacientes com câncer, o Instituto Oncoguia acaba de lançar o Programa de Apoio ao Paciente com Câncer (PAP). A iniciativa tem três frentes de atendimento especializado e qualificado para os pacientes e familiares.

São elas:

Central - 0800 7731666: Serviço de atendimento telefônico gratuito personalizado, em que a pessoa será direcionada para o profissional apto a ajudá-la. Eles poderão buscar informações sobre prevenção, qualidade de vida e direitos do paciente com câncer.

Fale conosco - No site do Instituto Oncoguia (www.oncoguia.org.br), as pessoas podem enviar suas dúvidas e buscar informações sobre os diferentes tipos da doença. Além disso, os usuários cadastrados terão acesso a conteúdos exclusivos, materiais específicos sobre o mundo do câncer e avisos de eventos.

Chat Oncoguia - Bate-papo com temas de interesse do paciente e que conta com participação de especialistas. Para participar desse canal, o usuário precisa ser cadastrado no site.

“Ações de promoção e acesso à saúde, como o PAP, ajudam as pessoas a buscar ajuda especializada, que tende a resultar num diagnóstico precoce. Isso amplia as chances de cura e abre portas para um tratamento menos invasivo”, diz o oncologista Rafael Kaliks, diretor científico do Oncoguia.

“O PAP pretende, diante da questão apresentada pelo paciente, orientar e buscar a solução adequada, além de levar à população suporte, acolhimento e informação de qualidade", frisa a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz.

E o advogado Tiago Farina Matos, coordenador do núcleo de defesa ativa da instituição, ressalta que a lei é clara. “Saúde é direito de todos e dever do Estado”, diz o profissional, ao lembrar que existem inúmeras leis capazes de assegurar aos pacientes oncológicos benefícios e direitos desconhecidos pela maioria das pessoas.

Assim, através do PAP, o paciente tem acesso à orientação sobre esses direitos de forma didática e personalizada. “O paciente saberá o que deve fazer para obter a isenção do imposto de renda, por exemplo. A informação, quando utilizada de forma coerente e adequada, pode gerar uma expressiva mudança de atitude”, completa o advogado do Oncoguia.

Serviço:

Programa de Apoio ao Paciente - PAP

Site: www.oncoguia.org.br

Central: 0800 7731666

Atendimento: Segunda a sexta, das 10h às 19h