Femama lança campanha em homenagem ao Dia Nacional da Mamografia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/02/2012 às 15:28 | Atualizado em 12/04/2023 às 9:33

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) marca o Dia Nacional da Mamografia, que acontece amanhã (5/2), com o lançamento de uma nova campanha, criada novamente em parceria com a G2 Brasil.

A título de curiosidade, vale dizer que o Dia Nacional da Mamografia foi criado em 2009, e a data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

A ação, que pretende dar continuidade à campanha Faça por Mim, criada no Outubro Rosa 2011, tem como objetivo chamar a atenção das mulheres de todo o País, ressaltando a importância do diagnóstico precoce da doença.

A iniciativa será propagada junto a todas as associadas da Femama, com divulgação de conteúdo e peças publicitárias nas redes sociais, como o Facebook (através de imagem que pode ser utilizada na capa da linha do tempo), e no hotsite (www.mamografiapormim.com.br).

Também serão disponibilizados banners para os portais de comunicação. Os interessados podem entrar em contato com a equipe Femama: [email protected].

Sobre mamografia

Deve ser realizada anualmente por mulheres acima dos 40 anos ou, segundo recomendação médica, de acordo com o risco da paciente. O exame é importante por mostrar lesões em fase inicial.

Vale lembrar que o acesso à mamografia é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um direito de toda mulher brasileira acima dos 40 anos, assegurado pela Lei Federal 11.664, desde 2009.

Por que tantas mulheres nunca fizeram a mamografia?

A presidente da Femama, a médica mastologista Maira Caleffi, frisa que, mesmo tendo a indicação, muitas mulheres não realizam o exame anual por enfrentarem barreiras psicológicas. Entre elas, está o medo.

"A mulher tem receio de fazer o exame e encontrar um nódulo, o que pode significar a descoberta da doença, lidar com o medo de perder o cabelo, a mama, a vaidade e a feminilidade", diz Maira.

Ela acrescenta que as casadas temem até perder o marido, pois acham que vão ficar feias e acabar sozinhas. Fora isso, tem a preocupação com a morte. De qualquer maneira, Maira orienta: "Sendo a mamografia um exame indolor e, se a doença for descoberta no início, as chances de preservar a mama são grandes, assim como a possibilidade de cura, que aumenta para até 95%".

Pesquisa

Um levantamento encomendado pela Femama ao Instituto Datafolha comprova que realmente o medo toma conta das mulheres, quando vem à tona a necessidade de se submeter à mamografia. "O estudo mostrou que, no rol de pretextos para evitar o exame, está a falta de tempo ou de sintomas. E, claro, o receio de descobrir a doença ou de fazer o exame", enfatiza Maria Caleffi.

Números

É importante ressaltar que 45,3% dos casos de câncer de mama são descobertos quando a doença já está muito avançada. Em contrapartida, a doença tem até 95% de cura se descoberta em estágios inicias.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), estima-se que sejam diagnosticados 52 mil novos casos somente de câncer de mama no decorrer deste ano.