Câncer: especialistas lançam livro direcionado a pessoas recém-diagnosticadas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/01/2012 às 2:24

É difícil lidar com o diagnóstico de câncer e com a escassez de informações sobre o enfrentamento da doença. Essa é a discussão principal apresentada no livro Paciente com câncer: um guia para quem acabou de receber o diagnóstico.

A obra é de autoria do diretor científico do Instituto Oncoguia, Rafael Kaliks, da presidente desta organização não governamental (ONG), a psico-oncologista Luciana Holtz, e do médico oncologista Auro Del Giglio. O trabalho conta também com a participação da geriatra Theodora Karnakis.

A publicação, da Editora Manole, será lançada amanhã (1º/2), em São Paulo, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, às 18h30. Com 19 capítulos, o livro aborda, em linhas gerais, o medo que os pacientes e as famílias geralmente têm para indagar todos os fatos relativos à enfermidade.

Essa apreensão, diga-se de passagem, é comum entre pacientes recém-diagnosticados. Assim, a obra fornece informações básicas e necessárias para que a pessoa que vive com câncer possa entender um pouco mais sobre a doença e todas as suas formas de tratamento, incluindo os principais avanços terapêuticos.

"Quisemos abordar cirurgia, tratamento sistêmico, radioterapia, aspectos relacionados à nutrição, psicologia, cuidados familiares e o que pode e o que não pode ser feito ao longo do tratamento", afirma Rafael Kaliks. Ele destaca que todo o esforço está focado em permitir que o paciente não se sinta sozinho e desamparado.

"Receber o diagnóstico de câncer não é fácil para ninguém, mas acontece a todo o momento e com muitas pessoas", afirma Luciana Holtz. A psico-oncologista avalia que, por mais difícil que possa ser o tratamento, é válido lembrar que o objetivo máximo na oncologia é proporcionar à pessoa que vive com câncer uma melhor chance de retomar uma vida normal.

Mesmo nos casos em que a doença não pode ser curada, é possível proporcionar ao paciente uma sobrevida longa e com qualidade. "A verdade é que, na maioria das vezes, a ciência e os cuidados com base em uma abordagem multiprofissional nos permitem atingir esses objetivos nos dias de hoje", completa Luciana.

A renda obtida com os direitos autorais do livro será doada para o fortalecimento e a ampliação dos projetos do Instituto Oncoguia. A ONG se dedica à promoção do acesso do cidadão à informação, à prevenção, ao diagnostico precoce, ao tratamento e à qualidade de vida, a fim de acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer.

Os leitores também poderão encontrar o livro em versão e-Book, para download de conteúdo integral para tablets.

Serviço:

Paciente com câncer: um guia para quem acabou de receber o diagnóstico

Editora: Manole

Número de páginas: 90

Preço sugerido: R$ 22 (versão impressa) e R$ 17 (versão e-Book)