Pernambuco promove campanha sobre hanseníase. Ação é exemplo para todo o Brasil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/01/2012 às 13:34

No último domingo de janeiro, ações em vários cantos do planeta se voltam para o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase.

No sábado de 2012 anterior à data, dia 28, a Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco (SBD/PE) promove, campanha que tem como objetivo aumentar a detecção precoce de casos novos da doença no Estado.

Para a atividade, a SBD/PE se une à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e à Secretaria Municipal de Saúde de Recife. No próprio dia 28, serão montados três consultórios no Pátio do Carmo, que fica no Centro do Recife, das 8h às 16h.

Na ocasião, um time de dermatos da SBD/PE realizará exames dermatoneurológicos nas pessoas que estiverem interessadas em passar por uma análise. Também serão desenvolvidas atividades socioeducativas, com a participação de arte-educadores e representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Quem passar pelo local também receberá panfletos que orientam sobre a enfermidade. Em abril deste ano, a SBD Nacional mobilizará uma campanha em todo País, baseada no bom exemplo de Pernambuco. A ação envolverá os serviços credenciados de dermatologia da SBD pelo Brasil.

Vale informar que a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de hansen.

A evolução da enfermidade depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada e apresenta múltiplas manifestações clínicas, exteriorizadas principalmente por lesões dos nervos periféricos e lesões cutâneas com alteração de sensibilidade.

Em Pernambuco, a hanseníase está classificada como alta endemicidade na população geral e hiperendemicidade em menores de 15 anos, conforme parâmetros do Ministério da Saúde.

Em 2011, foram diagnosticados no Estado 3.204 casos novos – destes, 322 em menores de 15 anos (dados extraoficiais). No Recife, os dados computados até 15 de dezembro, demonstram 702 casos novos, sendo 107 casos em menores de 15 anos.

“Apesar dessa queda na detecção, em 2010 foram diagnosticados 962 casos da doença na capital pernambucana. E quando avaliamos a detecção em menores de 15 anos, observamos que o número de casos aumentou de 94 casos em 2010 para 107 casos em 2011”, diz o dermatologista Sérgio Palma, presidente da SBD/PE.

Ele ressalta que, de acordo com esse cenário, o Estado tem uma endemia oculta. “Por isso, precisamos intensificar as ações, diagnosticando portadores da doença e examinando 100% dos contatos dos pacientes menores de 15 anos e pelo menos 90% dos contatos dos pacientes em geral”, complementa.

Como parte da campanha deste ano, a SBD/PE ainda promoverá o Seminário de Atualização em Hanseníase, direcionado a enfermeiras da rede de atenção básica do Recife, no dia 8 de fevereiro, no Auditório Espaço Ciência do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

No mesmo local, também será realizada uma outra parte do seminário, para os médicos da rede de atenção básica e secundária do Recife, no dia 12 de abril.

Você sabia...

...que o tratamento da hanseníase é feito nos serviços de saúde e que pode durar de 6 a 12 meses?

...que os comprimidos devem ser tomados todos os dias, em casa, e uma vez por mês no serviço de saúde?

...que também fazem parte do tratamento os exercícios para prevenir incapacidades e deformidades físicas?

...que as pessoas atingidas pela hanseníase, que apresentam mãos, pés e olhos insensíveis ou com atrofias devem adotar cuidados especiais no dia a dia?

...que as pessoas que moram com alguém que recebeu o diagnóstico de hanseníase devem ser examinadas nos serviços de saúde e orientadas para reconhecer sinais e sintomas da doença?

* Para mais informações, entre em contato com a SBD/PE, através dos seguintes telefones: 81 3427-3943 / 81 3242-8735. Na internet: www.sbd-pe.org.br.

Vamos ficar de olho!

Um abraço,