Bem-estar na praia: Porto de Galinhas recebe 7ª edição do Verão com Saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/01/2012 às 0:15

Com o tema Alimente-se de bons hábitos, a 7ª edição do projeto Verão com Saúde, do Hospital Santa Joana (HSJ), começa hoje (7/1) na Praia de Porto de Galinhas (Litoral Sul de Pernambuco). A ação dissemina um alerta sobre a importância do cuidado com a saúde através do check-up.

A iniciativa, que tem caráter socioambiental, engloba ações de sustentabilidade, qualidade de vida e cuidados com a saúde. O público será atendido num estande de 130m², montado em frente ao Restaurante Beijupirá.

Haverá atividades de quinta a domingo, durante todo o mês de janeiro. Nesse período, serão realizadas oficinas de nutrição e caminhadas ecológicas. Ainda serão oferecidos gratuitamente alguns exames básicos de saúde preventiva.

E as crianças terão programação especial, com a oficina de montagem de cata-ventos nos dias 7 e 21 de janeiro.

Para a diretora do HSJ, Juliana Vieira, o projeto tem como foco a prevenção, o bem-estar e o cuidado com as pessoas. "É recompensador ver o crescimento dessa ação, desde 2006, e estimular o voluntariado entre nossos colaboradores", avalia.

Neste ano, cerca de 300 voluntários, entre profissionais de diversas áreas do HSJ, estão envolvidos nas atividades do Verão com Saúde. E nos seis anos do projeto, quase 38 mil exames já foram realizados gratuitamente. Só em 2011, foram atendidas mais de 2 mil pessoas e realizados mais de 7 mil exames.

"Quando é identificada alguma anormalidade no resultado, a pessoa é orientada a procurar um médico", explica o diretor de operações clínicas do HSJ, Carlos Brito.

CARÁTER SOCIOAMBIENTAL

Outra faceta importante do projeto é o cuidado com o meio ambiente. "Estamos replicando ações que já são rotina dentro do hospital, como a coleta seletiva, a separação do óleo de cozinha, que é reciclado através de uma cooperativa", complementa Juliana.

Também haverá um reaproveitamento de todas as lonas utilizadas na divulgação do projeto. Elas serão transformadas em ecobags e vendidas. A renda irá para um projeto social.

A biomédica do Santa Joana, Lívia Albuquerque, ressalta a preocupação ambiental do projeto. "Vamos realizar uma caminhada ecológica para recolher o lixo da areia, além de realizarmos uma abordagem educativa com os banhistas, através da distribuição de sacos ecológicos", informa. Essa ação será replicada na Praia de Boa Viagem, no dia 28 de janeiro.

Ainda entre os destaques na área social, está a nova parceria estabelecida com o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC), que receberá a renda das vendas de pratos pintados por artistas plásticos locais. As peças ficarão em exposição no Museu da Cidade do Recife.

O Verão com Saúde tem patrocínio da Chesf e apoio da Prefeitura de Ipojuca, do Servdoor, do Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene), da Vaccine, da Promult Brasil e da água mineral Serra Branca.

Serviço:

Verão com Saúde - Unidade Porto de Galinhas

Em frente ao Restaurante Beijupirá, que fica na Vila de Porto de Galinhas - Rua Beijupirá, s/n - No período de 7 a 29 de janeiro, as atividades são realizadas de quinta a sábado, das 17h às 22, e aos domingos, das 17h às 21h

* Oficina de cata-ventos para crianças - dias 7 e 21 de janeiro, às 17h

* Conversa com a nutricionista: Bate-papo com especialista para receber dicas - dias 14 e 28 de janeiro, das 17h às 22h

* Oficina de nutrição: Dicas de saúde e alimentação saudável, com receitas rápidas para o verão - dias 14 e 28 de janeiro, às 18h

* Caminhada ecológica: 21 de janeiro (Praia de Porto de Galinhas) e 28 de janeiro (Praia de Boa Viagem - Recife)