Cirurgia bariátrica ajuda no controle de 30 doenças relacionadas à obesidade

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/12/2011 às 15:37

Não há dúvidas de que os benefícios da cirurgia bariátrica vão muito além do controle de peso dos pacientes com obesidade mórbida.

Todas essas vantagens foram agora confirmadas por documento divulgado pela Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

O material, que tem como base a análise de relatórios de estudos clínicos e informações da Agência do Governo dos Estados Unidos de Investigação de Saúde e Qualidade de Vida, mostra que os pacientes submetidos ao procedimento reduzem em 35% o risco de morte prematura e melhora em 89% a expectativa de vida.

A cirurgia, que popularmente conhecida como redução de estômago, era antes conhecida apenas pelos benefícios no controle do peso. Mas atualmente já se sabe que a operação auxilia no controle de 30 doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e apneia do sono.

“Hoje em dia, reconhecemos o procedimento como uma cirurgia metabólica, pois estão evidentes que os benefícios vão muito além do que o controle do peso. O paciente ganha muito em qualidade de vida e consegue deter outras doenças relacionadas ao sobrepeso mórbido”, destaca o cirurgião bariátrico Roberto Rizz. Ele recentemente recebeu a certificação internacional de excelência em cirurgia bariátrica da Surgical Review Corporation (SRC).

No caso do diabetes tipo 2, cerca de 90% dos pacientes conseguem controlar a enfermidade após o procedimento. “As técnicas, aplicadas durante as cirurgias, criam um atalho para o alimento, que é desviado do duodeno e chega antes à parte final do intestino”, explica Rizzi.

Ele ressalta que esse desvio altera a secreção de alguns hormônios intestinais, como o GLP-1 – produzido no intestino quando a pessoa come, ele ajuda o organismo a fabricar insulina e aproveitar a glicose. Por isso, há a melhora ou o controle desse tipo de diabetes.

E mais: após a cirurgia, o risco de desenvolvimento de câncer reduz em 60%, a apneia obstrutiva do sono é reduzida em 85% dos pacientes e a chance de desenvolvimento da doença arterial coronariana reduz 56%.

SAIBA MAIS

Em março, a American Heart Association (AHA) reconheceu os benefícios da cirurgia bariátrica e divulgou uma declaração científica que diz como o procedimento pode levar a longo prazo não apenas à perda de peso, mas a reduções significativas dos fatores de risco de doenças cardíacas.

Vale frisar que a diminuição do tamanho do estômago, para perda de peso, é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 40kg/m² em pessoas com idade superior a 18 anos, seja homem ou mulher.

O procedimento pode ser recomendado ainda se o IMC estiver entre 35kg/m² e 40kg/m², como também nos casos em que o paciente tiver doenças (diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, hérnia de disco) cujo controle seja difícil.

“Quando o IMC do paciente fica entre 35kg/m² e 40kg/m², é preciso uma avaliação prévia e individualizada para analisar se realmente a cirurgia bariátrica é recomendável”, diz Rizzi.

É bom deixar claro que o procedimento é a última opção para o paciente que já tentou, sem sucesso, deter o peso excessivo (e doenças associadas a ele) por métodos tradicionais.