Ministério da Saúde garantirá teste rápido de gravidez em unidades básicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/12/2011 às 17:44

As mulheres que buscarem assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) para confirmar a gravidez terão atendimento diferenciado.

O teste será oferecido inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sete Estados: Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.

O investimento do Ministério da Saúde para o financiamento dos exames (previstos na estratégia Rede Cegonha) chegam a R$ 312 mil e são destinados à aquisição de mais de 500 mil testes.

Os sete Estados primeiramente contemplados estão com o plano de ação da Rede Cegonha finalizado ou em fase de finalização. Até 2014, serão mais de 5 milhões de testes financiados pelo governo federal, cujo investimento ultrapassará R$ 3 milhões e alcançará todo o País.

"Esse teste garante diagnóstico rápido e possibilita que a mulher comece o pré-natal assim que a gravidez é confirmada. Além disso, favorece ações de planejamento reprodutivo para as mulheres com resultado negativo de gravidez", afirma a coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher, Esther Vilela.

O teste tradicional demanda de um a cinco dias para a conclusão do resultado. Já com o teste rápido, o resultado fica pronto em aproximadamente cinco minutos após a coleta da urina.

REDE CEGONHA – A oferta de teste rápido de gravidez pelo SUS está inserida na estratégia da Rede Cegonha, que consiste numa rede de cuidados que tem como objetivo assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada durante a gravidez, ao parto e ao momento após o nascimento do bebê.

A rede também prevê, à criança, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A oferta do teste rápido de gravidez faz parte do componente de pré-natal da Rede Cegonha, cujo objetivo é garantir o acolhimento, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade do pré-natal.

Nesse componente, estão incluídas outras ações, como a qualificação do profissional de saúde que atua na Atenção Básica, a oferta do teste rápido de sífilis, a ampliação da oferta de outros exames durante a gestação e a visita à maternidade de referência durante o pré-natal, entre outras medidas.