Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica ganharão carteira de identificação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/12/2011 às 15:56

No Brasil, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução de estômago, passarão a receber, a carteirinha do paciente bariátrico.

No documento, lançado durante o 13º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em Gramado, no mês de novembro, constará informações como o nome e contato do paciente, do médico, breve histórico de doenças e a técnica cirúrgica adotada.

Para o coordenador da comissão organizadora do congresso e diretor do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Cláudio Mottin, o documento é inédito no mundo.

Além disso, a carteira tem como objetivo dar mais segurança aos pacientes quando eles forem atendidos por outros médico e especialidades ou por situações de emergência médica.

Cerca de 60 mil pessoas deverão receber o documento no Brasil, que terá o tamanho de uma cédula de identidade (RG).

No Brasil, 50 mil pessoas são operadas por ano. Quem se submeteu à cirurgia bariátrica deve pedir o documento ao médico. A identidade permite uma identificação adequada e possibilita um atendimento correto do paciente em hospitais e emergências qualificadas em todo o País.