Dia Mundial de Luta Contra a Aids: Ministério da Saúde lança campanha

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/12/2011 às 0:05

O Ministério da Saúde lança hoje (1º/12), em Brasília, durante a abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde, a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, cujo slogan é A aids não tem preconceito. Previna-se.

A proposta é estimular a reflexão sobre uma sociedade menos preconceituosa, mais solidária e tolerante à diversidade sexual e às pessoas que vivem com HIV/aids. 

Neste ano, os jovens gays de 15 a 24 anos são público prioritário da ação. Um boletim epidemiológico sobre HIV/Aids, divulgado na última segunda-feira (28/11), apontou o avanço da doença entre esse grupo, na contramão do que tem acontecido nessa faixa etária. 

Ao longo dos últimos 12 anos, a percentagem de casos na população de 15 a 24 anos caiu. Já entre os gays da mesma idade, houve aumento de 10,1%. No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10. 

A programação hoje começa às 9h, durante a abertura da Conferência no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, onde o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentará a campanha. 

Ao meio-dia, na tenda Paulo Freire, na área externa do Centro de Convenções, acontece o Café com Ideias, uma mesa-redonda com a participação do ministro Padilha, da cantora Preta Gil, do Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, do diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, e de representantes LGBT e da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids.

Na ocasião, será assinada a Portaria da Política de Saúde da População LGBT. Também será lançada a cartilha Por toda a sua vida, produzida pelo departamento e pelo cartunista Ziraldo, que estará presente para autógrafos.

Na publicação, são enfocadas as formas de contágio e os meios mais eficientes para prevenir a aids, como também a maneira para proceder caso a pessoa seja infectada pelo HIV.