Imip promove campanha para identificar portadores de hepatite C

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/11/2011 às 9:48

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, promove hoje e amanhã, das 8h às 17h, uma campanha para identificar portadores do vírus da hepatite C. O objetivo da ação é fazer com que a população faça o teste rápido e fique sabendo se tem ou não a doença.

É bom frisar que a enfermidade tem cura se diagnosticada precocemente. Muitas pessoas, contudo, convivem com o vírus sem saber. A iniciativa acontece na Praça da Santa, no próprio Imip, e é aberta ao público. A estimativa é que sejam realizados cerca de 3 mil exames nos dois dias de campanha. O resultado do teste é entregue em aproximadamente 15 minutos após a coleta, em uma sala reservada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sempre bate na tecla de que o vírus da hepatite C é muito silencioso, levando as pessoas a descobrir a doença apenas quando ela está no estágio mais avançado. Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), entre três e quatro milhões de pessoas têm o vírus da hepatite C no Brasil - muitas delas nem desconfiam.

Pesquisa encomendada pela SBH, divulgada neste ano, pelo Instituto Datafolha, revelou que 51% da população não sabem o que é hepatite C e 84% das pessoas nunca fizeram teste para a detecção da doença. Também em 2011, o Ministério da Saúde (MS) divulgou os novos números de hepatites virais no Brasil. De 2000 a 2010, somente a hepatite C foi responsável por mais de 14 mil óbitos.

O hepatologista do Imip Tibério Medeiros avisa que o vírus da hepatite C é transmitido principalmente pela corrente sanguínea. “É importante destacar que ele já é o maior responsável por cirrose e transplante hepático no mundo ocidental”, diz o médico. Para o hepatologista, a falta de informação da população sobre a doença é um grande problema. Trata-se de uma doença silenciosa, que não tem vacina e pode ter consequências muito graves.

“As pessoas precisam fazer o exame para saber se têm a doença. Tratar a enfermidade na fase inicial é fundamental para que o problema não evolua para quadros mais graves, como cirrose ou câncer de fígado”, afirma Tibério.

São consideradas populações de risco indivíduos que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados, usuários de drogas intravenosas ou usuários de cocaína inalada que compartilham os equipamentos de uso, além de pessoas com tatuagem, piercings ou que apresentem outras formas de exposição percutânea em consultórios odontológicos, podólogos e manicures que não seguem as normas de biossegurança.

Diga-se de passagem, o Imip possui uma equipe que cuida das doenças do fígado, desde o diagnóstico clínico até o transplante. A equipe é composta por quatro hepatologistas, quatro cirurgiões de transplante hepático, enfermeiras e auxiliares técnicos. O serviço de fígado do instituto atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A marcação de consultas pode ser feita através do seguinte telefone: 81 2122-4100 (ramal 4809).

Serviço:

Campanha de identificação de portadores do vírus da hepatite C

Dias: 28 e 29 de novembro

Horário: 8h às 17h

Local: Praça da Santa, no Imip - Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista. Recife/PE

Informações: 81 2122-4100 (ramal 4809)