Câncer de pele: atendimento e mutirão cirúrgico gratuitos são destaques de campanha

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/11/2011 às 0:12

Começam nesta semana, em Pernambuco, as ações que estruturam a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que culmina no dia 26 deste mês e no dia 2 de dezembro, com atendimentos e multirão cirúrgico, respectivamente.

A iniciativa, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, foi reconhecida como a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia e como a maior campanha de prevenção ao câncer da pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos em todo o Brasil, no ano de 2009. A distinção veio do Guinness World Records.

Em Pernambuco, as tarefas têm particularidades em relação ao que está sendo feito no resto do País. E mais: as ações não se limitam à Região Metropolitana do Recife, pois também se estendem ao Sertão do Estado, com atendimentos em Arcoverde e em Serra Talhada.

Vamos conferir os destaques desta edição:

- Integração dos estudantes de medicina na triagem dos casos suspeitos, com o objetivo de despertar já no curso médico a atenção para o câncer mais incidente no País.

- Orientação dos médicos e agentes do Programa da Saúde da Família (PSF) em relação à suspeita do câncer de pele e ao encaminhamento do caso a um especialista.

- Realização do mutirão cirúrgico contra o câncer da pele, ação pioneira no Brasil, que possibilita o tratamento de todos os casos diagnosticados, durante a campanha, na semana seguinte ao atendimento. Em 2010, 158 pessoas passaram por cirurgia. Neste ano, haverá participação de 35 cirurgiões dermatológicos - destes, 5 são convidados de fora de Pernambuco.

Programação:

22/11 (terça), das 14h às 17h: Curso para os médicos do PSF: "Papel do dermatologista no diagnóstico e na condução do câncer de pele - Auditório da Faculdade Boa Viagem

26/11 (sábado), 9h às 15h: Atendimento à população em 14 postos de Pernambuco

2/12 (sexta-feira), 8h às 13h: Mutirão cirúrgico contra o câncer de pele - Hospital Santo Amaro - Av. Cruz Cabugá, 1563, Santo Amaro.

IMPORTANTE: Para saber o posto de atendimento mais próximo de sua residência, clique aqui ou ligue para 0800 701 3187. Tenha o CEP em mãos.