Parque da Jaqueira recebe ação da SBEM/PE em prol do combate a diabetes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/11/2011 às 0:52

Para marcar o Dia Mundial da Diabetes (14/11), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Regional Pernambuco (SBEM/PE) promove hoje e quinta-feira (dias 16 e 17 de novembro), das 6h às 8h e das 18h às 20h, o projeto Jaqueira Segura, no Parque da Jaqueira, no Recife.

Na ocasião, estudantes de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) aplicarão questionários com os frequentadores do parque, a fim de traçar o perfil do público do espaço. Dessa maneira, será possível propor ações que garantam atendimento e orientação adequados em casos de urgência.

"No parque, é notória a frequência de idosos e obesos pela manhã. Eles podem ter doenças associadas à idade e ao peso, como hipertensão e diabetes. Essas comorbidades precisam de atenção especial, e a falta de atendimento adequado em casos de urgência pode resultar em graves consequências à saúde, inclusive levar à morte súbita", enfatiza o presidente da SBEM-PE, Amaro Gusmão.

"Junto a órgãos públicos, informaremos a população sobre atitudes que podem ser tomadas diante de eventuais problemas de saúde que podem ocorrrer durante a prática de exercícios", complementa Gusmão.

O questionário, respondido pelos frequentadores do Parque da Jaqueira, deve ser preenchido com dados como glicemia, circunferência abdominal, altura, peso, idade e profissão/atividade. Também será investigada a presença de problemas cardiovasculares, entre outros pontos.

* Leia também no Casa Saudável: "Estudo revela que mais de 50% dos entrevistados desconhecem a diabetes"