Programa Meu prato saudável, do Incor, ajuda na escolha dos alimentos durante refeição

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/11/2011 às 0:59

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor/FMUSP) lançou recentemente o programa Meu prato saudável, com patrocínio do Grupo de Soluções em Alimentação e em Serviços de Suporte (GRSA) e da Qualicorp.

A iniciativa tem como meta ser uma versão brasileira do MyPlate, programa lançado pelo governo americano em junho deste ano, com o objetivo de orientar os consumidores americanos sobre as escolhas saudáveis que podem ser feitas ao montar o prato durante uma refeição.

Adaptado à realidade brasileira, Meu prato saudável traz itens bastante conhecidos pelos brasileiros, como o arroz e o feijão. "O programa reforça a prioridade de se frear a epidemia mundial de obesidade e de reduzir os males relacionados ao excesso de peso, como problemas cardiovasculares, diabetes e câncer", afirma a médica Elisabete Almeida, que idealizou a ação com as nutricionistas Mitsue Isosaki e Elisabeth Cardoso, do Serviço de Nutrição e Dietética do Incor.

"Com o programa, pretendemos delinear um modelo nutricional capaz de servir como uma referência nacional de alimentação saudável nas principais refeições do dia. Dessa forma, as pessoas podem identificar quais são os melhores ingredientes e qual a quantidade de cada ingrediente a colocar no prato", conclui Elizabete.

 

* Fique por dentro do programa Meu prato saudável no site www.meupratosaudavel.com.br. Nesse endereço, você encontra sugestões de receitas e combinações de alimentos para o dia a dia. Nele, também há guia prático e cartilhas com receitas práticas e saudáveis. Em todo o material, o leitor encontra o selo de qualidade Incorf/.