Academia de Profissões abre inscrições para curso de cuidador de idosos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/11/2011 às 22:45

Até 2025, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil será o quinto país do mundo em número de idosos - só atrás da China, da Índia, dos Estados Unidos e da Indonésia. É preciso fazer, então, fazer da longevidade uma experiência positiva.

Nesse contexto, o cuidador de idosos tem se tornado um profissional fundamental para que os idosos, com graus variados de dependência, consigam ter bem-estar e qualidade de vida. É nesse cenário que surge o Curso de Cuidador de Idosos, oferecido pela escola técnica Academia de Profissões, no Recife.

(Quem quiser também pode encontrar, no banco de talentos da instituição, um cuidador de idosos já formado e capacitado para atuar na profissão. Clique aqui e confira)

As aulas serão ministradas em cinco sábados, a começar pelo dia 12 de novembro. Os encontros acontecerão sempre entre 8h e 17h. O investimento é de R$ 130 (valor referente a todo o curso).

A título de informação, existem os cuidadores informais (família, amigos e/ou vizinhos) e/ou os profissionais (aqueles de serviços sociais e de saúde). São pessoas que se dedicam a idosos que não são plenamente capaz de se cuidar.

Quem cuida tem como objetivo oferecer uma melhor qualidade de vida possível, de acordo com as preferências individuais de cada idoso.

Além disso, os cuidadores estimulam o indivíduo cuidado a ter, dentro das limitações, o maior nível possível de independência, autonomia, participação, satisfação pessoal e dignidade humana.

E mais: todo cuidador deve respeitar a dignidade dos idosos o tempo todo e ter cautela para evitar intervenções prematuras que possam, ainda que involuntariamente, resultar em perda de independência.

Ou seja: o profissional que cuida precisa ter como foco o envelhecimento ativo. Trata-se do processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.

Serviço:

Curso de Cuidador de Idosos

Local: Academia de Profissões, que fica na Rua Barcelos, nº 37 - Engenho do Meio - Recife/PE.

Duração: Cinco sábados consecutivos (12 de novembro a 10 de dezembro), das 8h às 17h.

Investimento: R$ 130 (valor referente a todo o curso).

Informações: 81 3453-1775 / www.academiadeprofissoes.com.br.