Problemas vocais, como rouquidão e cansaço ao falar, atingem 15 milhões de brasileiros

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/10/2011 às 0:15

Você sabia que cerca de 15 milhões de brasileiros têm alguma dificuldade na voz capaz de atrapalhar a comunicação pessoal e profissional?

Voz rouca, esforço e cansaço ao falar são alguns dos problemas comuns. Esse é apenas um dos temas em discussão durante o 19º Congresso Brasileiro e 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, que acontece no WTC Sheraton, em São Paulo.

O evento, que tem como tema central a Comunicação como um direito de todos, é realizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e vai até a quarta-feira (2/11).

O foco do encontro é ressaltar a importância da comunicação para o desenvolvimento humano e social em todos os seus contextos.

Vale frisar que a ocorrência de problemas com a voz é mais comum em profissionais que utilizam a fala como instrumento de trabalho.

Estão entre eles professores (população de maior risco), radialistas, locutores, atores e cantores, além dos operadores de telemarketing. Em algumas condições de trabalho, o percentual de indivíduos com voz rouca e/ou cansaço ao falar pode chegar a 25%.

Além disso, a rouquidão pode ser um sintoma indicativo de câncer, e a maioria das pessoas que tem ou teve um tumor de laringe também apresenta problemas com a voz.

"É por isso que existe a fonoaudiologia, que atua de forma preventiva e terapêutica para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, voz, audição e deglutição", diz a presidente da SBFa e coordenadora dos congressos.

Entre os temas do evento, destacam-se genética e os distúrbios de linguagem, saúde da criança (educação/alfabetização/leitura e escrita), intervenção fonoaudiológica na qualidade de vida, inclusão: ensino comum, educação especial e ação do fonoaudiólogo, saúde auditiva no idoso e tratamento da gagueira nas crianças.

DICAS PARA VOCÊ CUIDAR DA VOZ

- Fale sem esforço e articule bem as palavras

- Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar

- Beba dois litros de água diariamente

- Durma bem

- Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas

- Use vestuário confortável

- Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual

- Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos

- Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas

- Antes de utilizar a voz continuamente, evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate

- Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas

- Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente

- Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal: cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão

- No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista