Missão Amcham de turismo de saúde: Brasil precisa de estratégia para atrair estrangeir?os

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/10/2011 às 0:10

Para o Brasil se consolidar como um destino de turismo de saúde, o setor privado e o governo precisam desenvolver uma estratégia consistente e, dessa maneira, atrair pacientes estrangeiros.

Essa é a percepção de integrantes de uma missão da Câmara Americana de Comércio (Amcham), nos Estados Unidos, em parceria com a Embaixada do Brasil em Washington.

A agenda da delegação terminou no último dia 28 de outubro, passando por Washington e Chicago.

"É necessário que o Brasil se torne referência em turismo de saúde, identifique nichos potenciais e se prepare para atender os estrangeiros não só na realização de procedimentos, mas também nos períodos pré e pós viagem", diz a gerente de comércio exterior da Amcham, Camila Moura, que acompanhou o grupo na viagem.

Na comitiva, estão representantes de clínicas e hospitais brasileiros que oferecem tecnologia e atendimento considerados de ponta.

Com relação especificamente aos Estados Unidos, um passo importante para o direcionamento de pacientes a clínicas e hospitais brasileiros seria a formação de parcerias com seguradoras de saúde americanas.

"E os hospitais brasileiros devem estar preparados para oferecer dados estatísticos, como taxa de infecção e de satisfação, que contarão para que sejam reconhecidos no mercado americano", acrescenta Camila.

A primeira visita da missão da Amcham foi ao hospital Johns Hopkins, em Baltimore, considerado um dos melhores do mundo.

Com especialistas renomados e estrutura modelo para atendimento de pacientes domésticos e estrangeiros, a reputação do hospital alcançou patamar internacional. A maioria dos casos atendidos é de alta complexidade.

"Diferentemente dos hospitais de países como México, Colômbia e Costa Rica, o Johns Hopkins não realiza marketing ativo para atendimento de pacientes internacionais", frisa Camila. "Os estrangeiros tratados procuram o hospital por ser uma referência em determinadas áreas."

Durante a missão, os integrantes se encontram em Chicago para visita ao World Health Tourism Congress, que é conhecido como um dos principais congressos de saúde do mundo por trazer oportunidades de relacionamento e atualização de conhecimentos profissionais.

A Amcham participou do evento como expositora, ao lado do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).