Método Vigilantes da Autoestima é pano de fundo para livro sobre amor-próprio

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/10/2011 às 0:10

Num grupo de amigas e conhecidas, a publicitária e escritora Gisela Rao costumava ver diversas delas se desvalorizando. Ela própria não se dava o devido valor. Dessa observação, nasceu o Vigilantes da AutoEstima, um blog que rapidamente se tornou sucesso entre o público feminino.

Hoje, o nome do site batiza também um método criado por Gisela Rao, em parceria com a psicóloga Neiva Bohnenberger, que rendeu diversos frutos. Entre eles, está o livro Não comi, não rezei, mas me amei (Matriz Editora, 332 páginas, R$ 39,90).

Trata-se de um divertido diário da escritora que vigiou sua autoestima por 365 dias. Na publicação, a autora descreve um ano de suas experiências para se manter de bem com a vida.

Na internet, o blog já conta com mais de 2 milhões de acessos e milhares de depoimentos de pessoas que fortaleceram a estrutura emocional através dos posts do site.

"Meu livro está dividido em três partes: cada uma narra um período da minha reconstrução. E as sessões fazem alusão à história dos três porquinhos, e aos três tipos de casa que eles construíram para deter o lobo", diz Gisela.

A primeira parte do livro é "palha", em que ela sofro com o peso e com a falta de dinheiro por gastar demais. E dessa maneira, fica acomodada.

Depois, vem a fase "madeira", em que a autora demonstra ter mais consciência, embora ainda enfrente dificuldades em se afastar do que não faz bem.

Por fim, vem o "tijolo", caracterizada por uma etapa em que finalmente Gisela reconhece o seu valor, retoma o poder interior e dá um upgrade na vida.