Aliança de Controle do Tabagismo reforça importância da campanha #limitetabaco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/10/2011 às 0:04

A Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) continua firme com a campanha A indústria do tabaco precisa de limite, que tem parceria com a Fundação do Câncer.

O objetivo é impor limites necessários para o marketing dessa indústria, que tem utilizado o conceito de liberdade para coibir novas regulações ao setor, desconsiderando os efeitos que a promoção dos produtos causam às crianças e aos jovens.

(Clique aqui para preencher rapidamente o abaixo-assinado cujo objetivo é propor limites definidos para as estratégias da indústria do tabaco. Assim, ficará mais difícil crianças e adolescentes serem seduzidos pela exposição e propaganda nos pontos de venda)

A criação da campanha foi inspirada em pesquisas encomendadas pela organização ao Instituto Datafolha. Em abril de 2011, foi feita uma amostragem nacional, com homens e mulheres acima de 16 anos, em 145 municípios das cinco regiões brasileiras.

Dos entrevistados, 86% são favoráveis à proposta de proibição da propaganda e da promoção dos produtos de tabaco diante dos jovens, através de festas ou eventos específicos para esse público. A proposta tem adesão em todos os segmentos da amostra, incluindo os fumantes, com 75%.

A iniciativa da ACT/Fundação do Câncer traz peças como anúncios para jornais, revistas, outdoor e busdoor, além de spot para rádio. O trabalho também toma conta das redes sociais (Twitter e Facebook).

O mote da campanha é baseado numa lista de 8 motivos pelos quais a indústria do tabaco precisa de limites. São eles:

1. Porque ela ainda tem a liberdade de fazer propaganda em todos os pontos de venda

2. Porque esta propaganda é a principal estratégia para vender e atrair novos fumantes. Tanto que ela investe mais e mais milhões a cada ano

3. Porque ela tem a liberdade de colocar produtos próximos a balas, doces e chocolates, o que influencia especialmente crianças e adolescentes

4. Porque ela tem toda a liberdade de adicionar sabores como canela, cravo, hortelã e baunilha para tornar o cigarro mais agradável. E principalmente para quem? Crianças e adolescentes

5. Porque ela tem a liberdade para vender seus produtos perto de escolas e universidades

6. Porque, ao fazer isso, livremente ela ameaça a liberdade e o futuro dos jovens, que são o alvo prioritário desta indústria (90% dos fumantes começaram a fumar antes dos 19 anos)

7. Porque ela ainda tem a cara de pau de manipular a boa fé dos consumidores ao afirmar que a liberdade deles é um "valor inegociável" e que eles são livres para fazer o que quiserem (apesar de serem escravos da nicotina)

8. Porque a liberdade de criar leis é da sociedade e não desta indústria

* Saiba mais: www.limitetabaco.org.br.