"A cosmiatria resgata a autoestima e o bem-estar global", diz Denise Steiner

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/10/2011 às 11:51

Diretora da Biblioteca da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD Nacional), a dermatologista Denise Steiner discutiu sobre diversos temas durante a 20ª Jornada Pernambucana de Dermatologia, que termina hoje (15/10), em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco.

Entre os destaques das apresentações da medica, estão temas relacionados à cosmiatria – braço da medicina especializado no cuidado das desordens estéticas que afetam a pele, como o envelhecimento precoce.

“A cosmiatria é uma área que tem chamado atenção das pessoas em geral porque atualmente existe uma valorização da aparência para ser atingido um bem-estar total”, disse a médica, que informou sobre o interesse dos pacientes mais jovens pelo segmento. “A prevenção do envelhecimento precoce cutâneo é uma realidade.”

Para exemplificar, ela ressalta que as ruguinhas próximas aos olhos, que geralmente aparecem por volta dos 30 anos, já podem ser combatidas através do uso contínuo de cremes capazes de deter o aparecimento acelerado de marcas de expressão mais intensas, manchas e flacidez.

“Em alguns casos, recomenda-se a aplicação de ácido hialurônico para ser feito um preenchimento discreto”, ressalta Denise. Dessa maneira, por exemplo, é possível evitar que, em 10 anos, o paciente tenha que se submeter a intervenções mais profundas.

“A cosmiatria é importante porque ajuda a resgatar o cuidado que a pessoa deve ter consigo mesma. Com a autoestima em alta, cada um passa a refletir melhor sobre as condições gerais de saúde”, finaliza Denise Steiner.