Outubro Rosa: Avon contra o câncer de mama chega ao Recife neste domingo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/10/2011 às 0:05

Neste domingo (9/10), a ação Avon contra o câncer de mama mobiliza a capital pernambucana pela causa da detecção precoce da doença.

A iniciativa faz parte de uma parceria o Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura de Recife, a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Hospital Barão de Lucena (HBL), a Associação Pernambucana Amigos do Peito, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), a Academia Hi e a Universidade de Pernambuco (UPE).

As inscrições para a caminhada, para posterior retirada de kit (camiseta e boné), podem ser feitas até amanhã (8/10), das 10h às 16h, no quiosque do Shopping Recife. Já no Shopping Tacaruna, das 9h às 21h.

A concentração para a caminhada será no Pina (Segundo Jardim de Boa Viagem), a partir das 8h. O percurso será desta altura da Avenida Boa Viagem até o número 704, em frente à pista de patinação.  

A mobilização contará com várias atividades para mostrar a população, de forma lúdica, que o câncer de mama tem cura, desde que seja detectado no início.

Mulheres com mais de 40 anos, se desejarem, poderão sair do evento com data e horário certos para realização posterior de mamografia no HBL, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e HUOC.

(Leia também - "Femama abraça, mais uma vez, causa do câncer de mama e lança o Outubro Rosa 2011")

Serviços como maquiagem express com dicas de profissionais, alongamento e ginástica laboral serão oferecidos gratuitamente ao público presente. Na ocasião, é possível assistir à apresentação teatral com os personagens Dona Mama e Seu Omão (com histórias que remetem ao câncer de mama e e ao exame preventivo) e conferir palestras sobre a doença.

A campanha mundial Outubro Rosa 2011 pretende impactar as brasileiras com o seguinte recado: o exame clínico das mamas e a mamografia, feitos regularmente, são as formas mais eficazes de se obter um diagnóstico precoce do câncer de mama e, dessa forma, aumentar para 95% as chances de cura da doença. O recado será dado pelo Instituto Avon, na mobilização Avon contra o câncer de mama, às mulheres de várias cidades do País. 

Para dar maior agilidade à campanha, a Avon anuncia a parceria com a Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde da Mama (Femama), o que significa que as ações Avon contra o câncer de mama contarão com o apoio e a participação das 51 entidades filiadas. 

A ideia é unir forças em torno de um tripé: conscientização, prevenção e detecção precoce da doença. "Com isso, reforçamos nosso potencial articulador para que a mulher possa usufruir da vida de maneira plena, digna e saudável", diz o diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani. 

VISTA-SE!

Dois modelos de camiseta com laço rosa (feminino e unissex) foram lançados para arrecadar fundos para a campanha Avon Contra o Câncer de Mama, coordenada pelo Instituto Avon. Os recursos têm sido destinados à construção e ao aparelhamento de centros de prevenção da doença. 

"Os resultados da união de esforços é gratificante. Inauguramos dois centros Instituto Avon (um em Barretos e outro em Salvador), doamos 25 mamógrafos e 22 aparelhos de ultrassom e contribuímos com a montagem de oito unidades móveis, além outras ações que possibilitaram a realização de mais de 1 milhão de mamografias", comemora o presidente da Avon Brasil, Luis Felipe Miranda.

"Além disso, inauguraremos brevemente o Centro de Mastologia Instituto Avon do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul", complementa. 

A empresária e ex-modelo Luiza Brunet e o modelo Otavio Rauter já aderiram à campanha e vestiram a camiseta com o laço rosa. Os modelos já estão disponíveis no site www.avon.com.br e também podem ser adquiridos através dos revendedores autônomos e nos folhetos de cosméticos da Avon.

As camisetas custam R$ 19,80. A venda de cada produto gera uma doação de R$ 8,40 para o Instituto Avon, que encaminha os recursos para hospitais criarem centros de prevenção do câncer de mama no Brasil.