Roval fornece gratuitamente orientações sobre prevenção da osteoporose

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/10/2011 às 16:52

Durante este mês de outubro, a Farmácia Roval, no Recife, oferece orientações gratuitas sobre osteoporose, doença caracterizada pela descalcificação progressiva da densidade óssea, popularmente conhecida como ossos porosos ou ocos.

As informação são destinadas a quem deseja saber mais sobre a enfermidade e iniciar um trabalho preventivo através da alimentação equilibrada e da prática regular de atividade física.

A ação faz parte do Programa de Atenção à Saúde da Roval, que elege mensalmente um tema para ser trabalhado nas unidades da empresa no centro do Recife.

Desta vez, quem for a uma das farmácias pode se consultar com uma nutricionista exclusivamente no período da manhã. O programa oferece ainda gratuitamente aferição da pressão arterial, teste de glicemia (por R$ 3) e degustação de produtos.

Todas as orientações farmacêuticas são realizadas sempre às terças-feiras, das 9h às 17h, na unidade da Rua Gervásio Pires, e às quintas-feiras, no mesmo horário, na unidade da Rua Duque de Caxias. Os atendimentos são realizados individualmente.

SAIBA MAIS - A osteoporose, que acomete 10 milhões de brasileiros, atinge uma a cada três mulheres com mais de 50 anos. É uma doença que diminui a qualidade e a densidade dos ossos - condição que aumenta o risco de fraturas principalmente na coluna, punhos, quadril, pélvis e ombro.

Como geralmente não dá sintomas, a osteoporose lamentavelmente só é diagnosticada após a primeira fratura, quando a doença já está num estágio avançado. É por isso que exames rotineiros, que detectam a enfermidade, devem ser feitos a partir dos 50 anos.

Vale informar que a osteoporose pode ser facilmente prevenida. Um consumo adequado de cálcio (derivados do leite, vegetal verde-escuro, amêndoas e peixes) contribui para o não aparecimento da doença.

A ingestão de vitamina D é outra forma capaz de contribuir para a absorção do cálcio pelo intestino, mas se faz necessária exposição à luz solar sem proteção por cerca de 10 minutos diários. Exercícios físicos também são importantes para a prevenção da osteoporose.

Serviço:

- Programa de Atenção à Saúde da Roval / Orientações gratuitas sobre osteoporose

- Local 1: Rua Gervásio Pires, 242, Centro – Recife/PE

Dias 11, 18 e 25 de outubro, das 9h às 17h

- Local 2: Rua Duque de Caxias, 257, Centro – Recife/PE

Dias 6, 13, 20 e 27 de outubro, 9h às 17h

- Informações: 81 3301-5500