Real Hospital Português promove ação educativa sobre asma no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/09/2011 às 12:14

O Real Hospital Português (RHP) promove, no dia 8 de outubro (sábado), uma manhã dedicada à orientação sobre a asma.

A ação, que é uma iniciativa da equipe do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, sob coordenação dos pneumologistas Blancard Torres e Rita Santa Cruz, será realizada na Praça La Curuna, em Boa Viagem, no Recife.

As atividades terão início a partir das 7h e terminam ao meio-dia. Os interessados responderão um questionário aplicado pela equipe e terão direito a se submeter à esperiometria (exame de avaliação pulmonar) e à aferição da pressão arterial.

Na ocasião, também será distribuída a cartilha Educação na asma: aprendendo a controlar a sua doença, material didático, editado pelo RHP, elaborado pelo pneumologista Blancard Torres, a partir de dúvidas comuns de seus pacientes.

É importante frisar que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores, que promove dificuldade para respirar porque obstrui o fluxo aéreo nos pulmões.

A enfermidade não possui cura, mas existem tratamentos que, se feitos logo no começo das crises asmáticas, garantem bons resultados e o controle dos sintomas, o que permite conviver com a doença.

E Blancard Torres reforça que a doença merece atenção: “A asma vem aumentando em quantidade e em número de mortalidade porque, se ela não é tratada do começo, agrava-se e pode matar”.

Alguns sintomas simples, como a tosse, dificuldade em respirar e chiado no peito (ruído ao respirar) já são motivos para procurar um médico.

Existem vários quadros que originam a asma, como fatores genéticos, alergias a substâncias inaladas e esforço físico excessivo.

Os casos mais comuns são os alérgicos, geralmente ocasionados pelos ácaros e fungos. A doença pode acometer pessoas de qualquer idade, sendo que crianças, adolescentes e idosos são as vítimas mais vulneráveis.

Serviço:

Dia do RHP do controle a asma

Dia: 8 de outubro (sábado)

Horário: 7h às 12h

Local: Av. Boa Viagem – Praça La Curuna, 2° Jardim, Boa Viagem (referência: Edifício Califórnia)