Prematuros são pequenos guerreiros

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/09/2011 às 1:25

Pessoal,

Durante o processo de apuração desta minha matéria sobre a importância da imunização para os recém-nascidos, especialmente para aqueles que chegam ao mundo prematuramente, aprendi uma porção de conceitos interessantes e dicas valiosas, além de conhecer histórias que formam e educam.

Neste meu trabalho, um projeto chamou a minha atenção: o Pequenos Guerreiros, que ganha vida através do blog de mesmo nome, editado pela mãe e blogueira Monica Bednarczuk Lopes da Silva. Ela recebe eventualmente a supervisão de duas pediatras e uma fisioterapeuta para produzir o conteúdo do site.

Monica ganhou inspiração para criar o blog depois do nascimento de sua filha, a pequena Beatriz, hoje com 2 anos.

"O primeiro aninho de vida dela foi uma batalha. Foram 76 dias na unidade de terapia intensiva (UTI) e, depois da alta, as consultas com especialistas eram frequentes e incluía neurologista, oftalmologista e pneumologista, entre outros profissionais", conta a blogueira, que não descuidou para Beatriz seguir à risca o calendário de vacinação diferenciado, destinado a prematuros.

Foi a falta de informação sobre o desenvolvimento dos bebês que vêm ao mundo antes do previsto que estimulou Monica a levar a sério o Pequenos Guerreiros. No primeiro ano de vida da filha, ela procurou material sobre prematuridade numa linguagem para leigos e encontrou pouquíssima coisa.

Enquanto Beatriz estava na UTI, por exemplo, ela queria ler casos de bebês que tivessem superado todas as adversidades e nem sempre tinha acesso a informações. "Depois de muita pesquisa, inclusive comprando material importado, decidi que era o momento de compartilhar com outras famílias que possivelmente procuravam ajuda e também não encontravam o material adequado", relata.

Com a ajuda de algumas amigas que conheceu na UTI, entre julho e setembro de 2010, Monica organizou dois workshops voltados aos pais de prematuros. "Devido ao alto custo, resolvi seguir em frente sozinha, investindo no blog."

Fazem parte do conteúdo do blog relatos das mães de prematuros. "A maioria dos pais me procura por e-mail, e não através dos comentários do blog. Muitos pedem sigilo porque ainda há mitos em torno da sobrevivência desses recém-nascidos e das sequelas. Além disso, muitas mães que perdem seus bebês me procuram para desabafar", diz.

E Monica informa que, bem mais do que dúvidas sobre atenção médica, existem as inquietações sobre os cuidados maternos. "A maioria dos e-mails que recebo ganha forma de desabafo. São pais que desejam apenas ouvidos e ombros, mesmo que virtuais", finaliza a mãe de Beatriz, que faz um lindo trabalho. Concordam?!?

TOME NOTA: www.projetopequenosguerreiros.com

* Não deixe de ler as duas outras matérias vinculadas a este especial sobre bebês prematuros:

Imunização adequada é capaz de barrar os inimigos dos bebês prematuros

"Prematuro tem maior risco de desenvolver infecção grave pelo VSR", alerta especialista

Um beijo,