Saúde não tem preço já beneficiou 86 mil pessoas em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/09/2011 às 0:20

A ação Saúde não tem preço, lançada neste ano pelo governo federal, está beneficiando cada vez mais brasileiros e ampliando o acesso ao tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Pernambuco, a iniciativa do Ministério da Saúde, que oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabete, aumentou em 218% o acesso ao tratamento dessas doenças nas 214 farmácias e drogarias credenciadas.

Em janeiro, cerca de 13 mil pacientes com as duas enfermidades foram atendidos pelo programa. E em agosto, o número saltou para 43,2 mil. 

No País, a quantidade de pacientes beneficiados triplicou nos primeiros oito meses do ano. O total brasileiros assistidos pelo Saúde não tem preço passou de 853 mil, em janeiro, para 2,7 milhões em agosto. Em todo o período, 5,4 milhões de pessoas foram beneficiadas. Destes, 86 mil foram beneficiados em Pernambuco.

Além das medicações gratuitas para hipertensão e diabete, o programa oferece mais 14 tipos de medicamentos, com até 90% de desconto, utilizados no tratamento de asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, gripe e colesterol elevado, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

As medicações são oferecidas em mais de 19 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui tem farmácia popular e em mais de 500 unidades próprias do programa (administradas pelo governo federal).

Para obter os produtos, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de evitar a automedicação. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 136, como também pelo e-mail [email protected].