HCor/SP abraça ações educativas neste dia de combate ao fumo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/08/2011 às 0:05

Para marcar este Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8), o Hospital do Coração de São Paulo (HCor/SP) faz medição do índice de monóxido de carbono no hospital.

Além disso, o setor de psicologia promoverá um teatro educativo para conscientizar a população sobre os riscos trazidos pelo fumo ativo e passivo.

A coordenadora do serviço de psicologia e responsável pelo Programa de Cuidado Integral ao Fumante do HCor, Silvia Cury Ismael, as pessoas precisam ter a consciência de que o cigarro precisa ser retirado da vida, pois fumar causa males à saúde e ao meio ambiente.

Outro dado importante é que os jovens têm fumado cada vez mais o narguilé que, por utilizar fumo perfumado, parece não fazer mal. Mas uma sessão de narguilé corresponde a 100 cigarros fumados em quantidade de nicotina.

Em muitos países, a indústria do tabaco tem aumentado a adição de aromatizantes e sabores a seus cigarros e produtos derivados.

"Existem estudos e evidências de que aromatizantes de produtos derivados do tabaco os tornam mais atraentes e aumentam o consumo geral, assim como exemplos de indústrias de tabaco que usam aromatizantes", explica a psicóloga do HCor/SP.

No Programa de Cuidado Integral ao Fumante do HCor/SP, cerca de 80% dos pacientes permanecem em abstinência após início do tratamento. Depois de um ano, 60% deles resistem ao cigarro, diminuindo consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer de diversos tipos e diabete, entre outras enfermidades. 

* Veja como o cigarro afeta os fumantes passivos:

Fumar em ambientes fechados prejudica as pessoas com quem o fumante convive. Ao respirar a fumaça do cigarro, os não fumantes correm o risco de ter doenças como infarto do coração, câncer de pulmão, diabete e catarata precoce.

Os não fumantes, que respiram a fumaça do tabaco, têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagista, maior a chance de adoecer. As crianças normalmente são as mais afetadas, sofrendo com bronquite e pneumonia, asma e infecções do ouvido médio.

Basta manter um cigarro aceso para poluir um ambiente com as substâncias tóxicas da Fumaça. Ao fim do dia, em um ambiente poluído, os não fumantes podem ter respirado o equivalente a 10 cigarros.

* Confira 10 dicas para deixar de fumar:

- Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só

- Tome água quando tiver vontade de fumar;

- Procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente;

- Modifique sua rotina o máximo possível

- Faça exercícios regularmente

- Procure não substituir o cigarro pela comida

- Escove os dentes logo após as refeições

- Pratique relaxamento e exercícios de respiração

- Tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde

- Procure ajuda de especialistas se não conseguir parar sozinho.