Dia Nacional de Combate ao Fumo: Não caia na arapuca do cigarro

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/08/2011 às 0:14

Com o tema Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde lançam mais uma campanha para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado hoje (29/8) nos quatro cantos do planeta.

Criada em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, a data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

A campanha do Inca/Ministério da Saúde também chama atenção para o fato de a indústria do tabaco usar aditivos com aromas e sabores para enganar o consumidor. A ação, então, ressalta que se trata de produtos que não deixam de causar dependência química, câncer e uma série de outras doenças.

O controle do tabagismo, diga-se de passagem, faz parte do Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que prevê uma série de iniciativas para reduzir, nos próximos dez anos, em 2% ao ano as mortes prematuras por DCNT.

Em relação ao tabagismo, a meta é reduzir a frequência de fumantes em diferentes grupos, incluindo adolescentes e adultos. "A expectativa é chegar a 2022 com uma redução da frequência de fumantes de 15% para 9% na população adulta", afirma a coordenadora de DCNT no Ministério da Saúde, Deborah Malta.

A frequência de fumantes no Brasil é monitorada por ferramentas do Ministério da Saúde: uma delas, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), que investiga os indicadores entre os jovens, mostrou que 6,3% dos estudantes do 9º ano (13 a 15 anos de idade) relataram ter fumado nos 30 dias anteriores à entrevista.

"A prevenção da iniciação ao tabagismo entre jovens é hoje um dos maiores desafios nacionais a ser enfrentados no âmbito da Política Nacional de Controle do Tabaco", alerta a secretária-executiva da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (Conicq), Tania Cavalcante.

A Convenção-Quadro, vale frisar, é um tratado internacional para controlar o crescimento do tabagismo nos países. Estima-se que mundialmente 35 milhões de pessoas morram por ano por doenças decorrentes do tabagismo. Entre as mortes por câncer de pulmão, 70% estão relacionadas ao hábito de fumar, assim como 42% dos óbitos por doenças respiratórias crônicas. No Brasil, o tabagismo está relacionado a aproximadamente 200 mil mortes anuais.

E não esqueça: toda a home do Casa Saudável hoje (29/8) marca a importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo. Confira:

“Algumas lesões causadas pelo cigarro são irreversíveis”, alerta pneumologista

Cerca de 15% dos tabagistas desenvolvem doença pulmonar obstrutiva crônica

Alunos aprendem por que é importante se desviar do hábito do cigarro

HCor/SP abraça ações educativas neste dia de combate ao fumo

Um abraço e não se deixe conquistar pelo cigarro, combinado?!?