Atividades educativas marcam o Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/08/2011 às 0:45

Palestras, distribuição de informativos, caminhadas e encontros com especialistas marcarão as ações do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), lembrado no próximo dia 30 de agosto.

(Clique aqui e veja a programação da Academia Brasileira de Neurologia)

A data contará com participação de associações e entidades, em várias cidades do País, que esclarecerão sobre a doença - diagnóstico, direitos dos pacientes e consequências.

Há ações que serão apoiadas pela Federação Brasileira de Associações Civis de Portadores de Esclerose Múltipla (Febrapem) e pela Merck Serono – Divisão farmacêutica da Merck – e outras que serão abraçadas pela Academia Brasileira de Neurologia, com o apoio da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla e patrocínio da Bayer e Novartis.

Todas as atividades chamam a atenção da população para os sintomas que podem caracterizar a doença, como dormência, perda de visão, visão dupla, falta de equilíbrio e fraqueza.

"O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é uma grande oportunidade de colocar em evidência informações sobre uma patologia que, embora atinja cerca de 30 mil pessoas no Brasil, ainda é pouco conhecida", explica o presidente da Febrapem, Wilson Gomiero.?

Ele acrescenta que o diagnóstico precoce é a melhor alternativa para que o paciente tenha qualidade de vida e contenha a progressão da doença. Se o paciente descobre logo que tem a enfermidade e se submete a uma terapêutica adequada, é possível reduzir a evolução da doença em mais de 30%. E o tratamento correto, na fase inicial do problema, diminui o risco de lesões no cérebro.

Instituído em 2006, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla foi criado, segundo Gomiero, com intuito de alertar o público leigo sobre a patologia, a fim de possibilitar que os diagnósticos sejam identificados mais precocemente, o que permite a adesão ao tratamento adequado.

"Destacar tópicos importantes sobre a esclerose múltipla também é importante para quebrar o estigma de que se trata de uma doença ligada à demência ou à invalidez", conclui Gomiero. (Clique aqui e leia mais sobre esse assunto)

Relembre: O Casa Saudável já entrevistou a atriz Claudia Rodrigues, que convive com esclerose múltipla. Clique aqui e leia a matéria.

Para saber mais: Acesse os sites www.diadaesclerosemultipla.com.br e www.abneuro.org.br.

Um abraço,