Homens estão mais preocupados com a saúde, informa levantamento do HCor/SP

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/08/2011 às 0:32

Há dois anos, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde do Homem, com a intenção de ampliar o acesso da população masculina aos serviços de prevenção e diagnóstico precoce.

A iniciativa foi uma resposta à observação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens.

Eles vivem, em média, sete anos menos do que nós, mulheres, e têm mais doenças do coração, câncer, diabete, colesterol e pressão arterial mais elevadas.

Mas acabo de saber que os homens têm procurado se cuidar mais. Pelo menos, é o que mostra um levantamento conduzido por um serviço privado.

A análise que traz essa boa nova do Hospital do Coração em São Paulo (HCor/SP), cujos resultados mostram que o número de homens que procuraram o Clinic Check-up aumentou em 3,8% em 2010, em comparação ao ano anterior. A notícia ruim é que, entre o sexo feminino, houve uma queda de 4%.

A faixa etária dos pacientes do sexo masculino e feminino que passaram pelo Clinic Check-up do HCor/SP se concentra entre 30 a 44 anos. De acordo com o cardiologista César Jardim, Responsável por esse setor do hospital, as doenças do aparelho cardiovascular (principalmente acidente vascular cerebral e infarto) são a principal causa de óbito entre os homens, seguidas das neoplasias, principalmente o câncer de próstata.

Só essa explicação reforça a extrema importância da prevenção no universo masculino. Felizmente hoje o conhecimento científico e as tecnologias avançadas permitem diagnósticos mais individualizados e precisos. Tudo isso abrange dados que facilitam a prevenção, a detecção precoce de enfermidades crônicas e a evolução das doenças, assim como a indicação de procedimentos terapêuticos adequados.

No HCor/SP, a equipe interdisciplinar do Clinic Check-up estabelece avaliações para identificar eventuais doenças e seus possíveis fatores de risco. São pesquisadas enfermidades frequentes, como tumores, doenças cardiovasculares, metabólicas e infecciosas. Para isso, o serviço conta com cardiologista, urologista, ginecologista, fisiatra, dermatologista, oftalmologista, proctologista e nutricionista.

Independentemente do sexo, a tarefa de cuidar da saúde é sempre bem-vinda, concorda?!?