Adolescentes gestantes recebem orientações no Hospital das Clínicas da UFPE

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/08/2011 às 0:01

O Programa de Gestantes Adolescentes (Progesta), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), retoma as atividades amanhã (23/8), a partir das 8h30.

A primeira reunião do programa receberá e entrevistará um grupo de 15 gestantes, de 12 a 20 anos. Durante os próximos três meses, o grupo passará por um acompanhamento interdisciplinar que inclui desde a assistência no pré-natal a ações educativas de promoção à saúde.

Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, quando serão abordados 11 temas, como transformações físicas na gravidez, desenvolvimento fetal, direitos da gestante, aleitamento materno e cuidados com o bebê.

Após as palestras, as gestantes participam de uma sessão de fisioterapia. O Progesta trabalha de forma participativa, utilizando as ferramentas do teatro, palestras, jogos e trabalhos em grupo.

"Além do caráter educativo, o objetivo das atividades é a troca de experiências entre as gestantes, acompanhantes e equipe", explica a assistente social Sandra Guedes.

Em sete anos de existência, o Progesta já acompanhou 145 gestantes, distribuídas em 15 grupos. A equipe é composta por pediatra, assistente social, enfermeira, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. As adolescentes grávidas recebem um acompanhamento individualizado nessas seis especialidades que compõem o programa.

O objetivo desse plano terapêutico é prestar uma melhor assistência para atender às necessidades específicas de cada paciente. As reuniões semanais acontecem na sala de treinamento do HC, localizada no térreo do hospital.

Agenda:

23/8 - Acolhimento e entrevista

30/8 - Sentimentos e aspectos da gestação na adolescência

6/9 - Alimentação saudável na gestação e no pós-parto

13/9 - Transformações físicas na gravidez e desenvolvimento do bebê

20/9 - Direitos da gestante adolescente e participação do pai na gestação

27/9 - Cuidados na gestação e no pós-parto

4/10 - Aleitamento materno

11/10 - Tipos de parto e sinais de parto

18/10 - Cuidados com o bebê

25/10 - Sexualidade e gênero

1º/11 - Planejamento gamiliar e prevenção das DST/aids

8/11 - Prevenção de acidentes na infância

22/11 - Encerramento e distribuição de enxoval

Informações: 81 2126-3662

Fonte: Agência de notícias - UFPE