Que tal conhecer a sua pulsação? Pense nisto e proteja-se dos contratempos das arritmias

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/08/2011 às 2:16

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) promove a campanha pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração, com o objetivo de chamar a atenção para o tema e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de tratamento adequado para a fibrilação atrial.

Caracterizada pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios (câmaras superiores do coração), a  fibrilação atrial é o tipo de arritmia cardíaca sustentada mais comum nas consultas clínicas. Vale frisar que esta enfermidade já acomete 2,5% da população mundial, o equivalente a cerca de 175 milhões de pessoas. Estima-se que até 10% das pessoas acima de 75 anos possuam a doença.

A campanha da Sobrac ganha vida no hotsite www.ritmodocoracao.com.br, com informações gerais sobre fibrilação atrial, formas de diagnóstico e tratamentos disponíveis no Brasil.

E amanhã (4/8), no Vão Livre do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista, haverá um evento bem educativo alusivo ao tema. O encontro tem o apoio da Biosense Webster, reconhecida mundialmente como líder no segmento de diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas.

"O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a fibrilação atrial, que tende a ser silenciosa em muitos casos e que pode ter sérias consequências, como o acidente vascular cerebral e a insuficiência cardíaca", explica o presidente da Sobrac, Guilherme Fenelon.

O encontro no Masp traz uma minipalestra sobre a doença - momento em que o público aprenderá a checar o próprio pulso, uma forma simples de detecção da arritmia atrial. Médicos ligados à Sobrac e enfermeiros da área de cardiologia serão os responsáveis pelas palestras.

O público também assistirá a uma apresentação lúdica, ocasião em que um percussionista ilustrará, com o uso de um instrumento musical de percussão, a diferença entre um ritmo cardíaco normal e o ritmo de um coração com fibrilação atrial. É uma ferramenta educativa que enfatiza a importância de se identificar e sentir como andam as batidas do coração.

Em seguida, os visitantes poderão conferir imagens em computadores, que mostrarão como é o funcionamento de um coração normal e o de um coração que tem fibrilação atrial. Na etapa final, serão distribuídos folders explicativos da campanha e da doença.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que um, em cada 10 mil jovens normais, tem fibrilação atrial. Nesses indivíduos, a doença é geralmente intermitente, mas pode se tornar crônica em 25% dos casos. Esta condição pode ser provocada por estresse, álcool e fumo.

Serviço:

Campanha pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração

Data e hora: 4/8, das 7h às 15h

Local: Vão Livre do Masp - Av. Paulista, 1578

Mais informações: 11 5543-1824 / www.ritmodocoração.com.br