Campanha alerta população em relação ao consumo do sal

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/07/2011 às 10:36

Ontem (26/7), foi lançada uma campanha que promete abrir os olhos de pessoas como eu, que adoram um saleiro por perto na hora do almoço. Que feio, não é? Nota zero pra mim. Mas prometo que vou mudar a minha relação com o sal.

Felizmente, tenho a pressão arterial sob controle e quero que continue assim. Por isso, vou seguir as recomendações desta ação, intitulada  Menos sal. Sua saúde agradece!.

(Clique aqui e leia o que o Casa Saudável já publicou sobre o consumo do sal)

A iniciativa é fruto de uma parceira entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

“A campanha trabalha a conscientização dos consumidores e dos empregados dos estabelecimentos comerciais em relação aos malefícios do consumo excessivo de sal", explica a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patricia Jaime.

O trabalho traz orientações para o uso racional do sal, como a retirada do saleiro da mesa e o uso de temperos naturais. “A ação também orienta sobre a importância de fazermos escolhas de alimentos mais saudáveis com base nas informações apresentadas nos rótulos", acrescenta Patricia.

É importante frisar que o consumo diário de sal, no Brasil, é de 12 gramas - mais do que o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 5 gramas.

“Queremos atingir esse consumo diário recomendado pela OMS até 2022, como parte do Plano de acões estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)”, diz Patricia.

A intenção do plano é traçar uma série de ações para reduzir as mortes prematuras por doenças como câncer, diabete, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, responsáveis por 68% das mortes ocorridas anualmente no País.

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças é a hipertensão, causada principalmente pelo alto consumo de sal. Dessa maneira, a campanha lançada ontem (26/7) é uma das respostas ao acordo firmado em abril de 2011, no qual estão previstas medidas para o consumo consciente e promoção da alimentação saudável.