Clima instável pode prejudicar a saúde ocular. Cuidados devem fazer parte da rotina

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/07/2011 às 2:34

Sol e chuva no mesmo dia têm sido comum nesta época do ano, principalmente no Recife. Além de causar probleminhas alérgicos, esse clima maluco pode ser uma porta de entrada para problemas oculares.

Infelizmente, nem todo mundo sabe que a saúde ocular também merece atenção nesta temporada, e não apenas por parte dos alérgicos. Segundo o oftalmologista Felipe Patriota, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), a alternância da umidade pode levar à blefarite, que é uma formação de crostas nos cílios causada pela oleosidade dos mesmos.

E a blefarite pode resultar até num terçol de repetição (hordéolo). Outro desconforto é o surgimento do mofo, que pode causar irritação nos olhos. “Além disso, a pessoa que tem olho seco também pode sofrer mais devido à inconstância da umidade. É bom lembrar que esses problemas podem atingir todas as pessoas, de crianças a idosos, independentemente de serem ou não alérgicas”, explica o médico.

No caso da blefarite, o indicado para a prevenção e a cura é a higienização constante. “O recomendado é a utilização de xampu neutro infantil para limpar os cílios. O uso de soros e lubrificantes deve ser feito apenas com prescrição médica. Quem já utiliza lubrificantes, entretanto, pode intensificar o uso”, informa Felipe.

Contra mofo e olhos secos, vale a pena ainda recorrer a umidificadores de ambientes, especialmente aquelas pessoas que ficam o dia inteiro em ambientes fechados com ar-condicionado.