Pacientes serão acompanhados pelo Cartão Nacional de Saúde a partir de 2012

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/07/2011 às 0:05

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) terão histórico de atendimento acompanhado por qualquer unidade de saúde em território nacional, a partir de 2012. A medida auxilia na sequência ao seu tratamento, restabelecimento da saúde e promoção da qualidade de vida do usuário.

Com a nova portaria do Ministério da Saúde (MS), publicada no Diário Oficial de ontem (21), o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) será obrigatório para que instituições de saúde realizem procedimentos ambulatoriais e hospitalares pelo SUS.

O CNS é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional de saúde e também à unidade de saúde onde exames e atendimento foram realizados.

Além disso, outro documento determina que os profissionais de saúde registrem os contatos do paciente para que a ouvidoria do SUS possa, por exemplo, estabelecer um acompanhamento da satisfação do usuário. 

A implementação dessas ferramentas faz parte do esforço do MS em oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. Em maio, o MS publicou portaria que regulamentou Sistema Cartão Nacional de Saúde, através de um número único válido em todo o território nacional. 

"A identificação dos usuários das ações e serviços de saúde é extremamente importante. Só assim poderemos garantir uma atenção completa ao usuário. Isso permite a organização da rede, das ações e da disposição dos serviços de saúde", afirma o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS, Odorico Monteiro.

* Fonte: Agência Saúde – Ascom/MS