Virus Doctor promete eliminar ácaros, fungos, bactérias e vírus

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/07/2011 às 0:05

Numa hora qualquer desta semana, ao abrir a minha caixa de entrada, tomei conhecimento de um equipamento chamado Virus Doctor, um purificador de ar bem moderninho. O produto, da Samsung, parece ser inteligente e funcional.

Sabe o que ele promete?!? Muito mais do que livrar o ar de impurezas, este apetrecho proporciona um ambiente saudável, livre de agentes biológicos que causam alergias ou que transmitem doenças respiratórias. Não experimentei, mas o fabricante garante esses benefícios.

Segundo a Samsung, o Virus Doctor elimina até 99% de ácaros, fungos, bactérias e vírus, incluindo o H1N1 (responsável pela transmissão da influenza A, popularmente chamada de gripe suína) e o vírus causador da gripe comum.

Esse processo acontece através da emissão de íons ativos formados por hidrogênio e oxigênio, que eliminam os agentes biológicos presentes no ar ao destruir a capa protéica que protege esses micro-organismos. Por fim, os íons transformam-se em vapor d’água inofensivo.

"Respiramos cerca de 14 mil litros de ar por dia e ainda nos preocupamos muito pouco com a qualidade do ar que ingerimos", alerta o vice-presidente da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung, José Fuentes Molinero. "A chegada do Virus Doctor demonstra o empenho da empresa em oferecer produtos que proporcionem qualidade de vida com tecnologia inovadora resultado de investimentos em pesquisa e desenvolvimento", acrescenta.

Ao levar em consideração as características e os benefícios oferecidos pelo equipamento, dá para dizer que podem tirar vantagem do Virus Doctor pessoas que ficam muito tempo em locais com pouca ventilação, com vírus e bactérias. O produto também é ideal para ser colocado em lugares com agentes alergênicos como ácaros e fungos, que são responsáveis pela maioria das infecções respiratórias, das crises alérgicas e da asma.

A Samsung também sugere o Virus Doctor para uso em residências, maternidades, hospitais e escolas, entre outros ambientes onde exista micro-organismos nocivos no ar.

Eis as especificações do aparelho: compacto, fácil instalação e silencioso. Está disponível nos principais pontos de varejo, nas cores branca, azul e rosa, com alimentação elétrica bivolt. Preço sugerido: R$ 499.