Recife sedia seminário sobre mieloma múltiplo. Encontro é aberto ao público

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/06/2011 às 1:14

Com o objetivo de esclarecer a população sobre mieloma múltiplo, a Fundação Internacional do Mieloma (IMF), organização mundial dedicada a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promoverá seminário gratuito para o público neste sábado (2/7), no Golden Tulip Recife Palace. As inscrições são limitadas.

O evento contará com palestras de hematologistas de referência internacional, como Vânia Hungria, professora de hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e Angelo Maiolino, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ambos ressaltam que 80% dos pacientes passam cerca de dois anos procurando tratamento para os sintomas mais comuns do mieloma múltiplo (anemia e dores nas costas). Esse tempo acaba atrasando muito o diagnóstico por um especialista como um hematologista ou oncologista.

"Muitos portadores só descobrem a doença num estágio avançado, quando já existem outras complicações. Assim, nosso objetivo é aumentar o conhecimento da população sobre a doença e seus sintomas. Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, melhor será a qualidade de vida do paciente", explica Vania.

A boa notícia é que, nos últimos anos, houve a disseminação do uso de novos medicamentos e da realização de transplantes autólogos (da própria pessoa) de medula óssea, o que tem proporcionando um aumento médio na sobrevida em mais de 30%.

Na década de 90, por exemplo, havia poucas opções terapêuticas - e a sobrevida média era de, no máximo, três anos. Hoje, com o avanço das novas medicações, esse tempo passou para mais de cinco anos.

A expectativa é que, nas próximas décadas, o mieloma múltiplo possa ser tornar uma doença crônica - aquela com a qual os pacientes passam a conviver sem prejuízos na qualidade de vida, desde que seja respeitado um tratamento criterioso.

Sobre a doença

O mieloma múltiplo é o segundo tumor hematológico (do sangue) mais comum no mundo, representando cerca de 1% de todos os casos de tumores malignos. Ele ocorre devido ao crescimento descontrolado de células plasmáticas (produzidas na medula óssea) que se acumulam na medula óssea e causam problemas nos ossos e rins, anemia, fraturas e infecções. É mais predominante em pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com estudo realizado pela Santa Casa de São Paulo, em 10 hospitais brasileiros e com aproximadamente 1,1 mil pacientes, apenas 5% das pessoas diagnosticadas com mieloma múltiplo descobriram esse tipo de câncer em exames de rotina, ainda no início da doença.

No Brasil, a estimativa é de quatro casos de mieloma múltiplo para cada 100 mil habitantes. Nos Estados Unidos, são registrados 19 mil novos casos anualmente.

Serviço:

Seminário sobre Mieloma Múltiplo

Data: 2 de julho (sábado)

Horário: 8h30 às 14h

Endereço: Golden Tulip Recife Palace - Av. Boa Viagem, 4070

Inscrições limitadas. Informações: 11 3726-5037 / www.myeloma.org.br

* Leia mais sobre o assunto em post já publicado por este blog: Campanha da Abrale leva orientação à população sobre mieloma múltiplo