Quase 60% dos usuários têm reclamações contra planos de saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/06/2011 às 0:45

Pesquisa divulgada neste mês pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) revela que seis, em cada dez usuários da saúde suplementar, tiveram alguma experiência negativa com o atendimento oferecido pelos planos de saúde no último ano.

O levantamento, realizado pelo Datafolha, comprova a alta correlação entre a experiência negativa vivenciada pelos pacientes e a insatisfação com o atendimento prestado pelos planos. De acordo com a investigação, as reclamações mais comuns estão relacionadas com a demora no atendimento ou com a fila de espera no pronto-socorro, no laboratório ou na clínica (26%).

Percentual significativo dos entrevistados também relatou poucas opções de médicos, hospitais e laboratórios (21%) disponíveis para o atendimento de suas necessidades. Outros 14% relatam que tiveram que buscar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) por negação de cobertura ou restrição de atendimento do plano.

Com relação ao atendimento médico, a principal queixa dos entrevistados é a dificuldade de marcar uma consulta (19%) e o descredenciamento do profissional médico procurado (18%). O excesso de burocracia foi outro ponto de reclamação dos usuários: 13% vivenciaram demora para a autorização de exames ou a liberação de guias, inclusive de internação. Já 12% tiveram negativa de cobertura de procedimento ou exame.

Todos os dados são do estudo patrocinado pelo CFM e realizado pelo Datafolha, nos dias 4 e 5 de abril de 2011. Foram ouvidas 2.061 pessoas, distribuídas em 145 municípios, com mais de 16 anos.

Entre os entrevistados, 26% disseram possuir plano ou seguro saúde, na condição de titulares ou dependentes, compondo amostra final de 545 indivíduos. Desse total, 52% possuíam plano coletivo (da empresa ou da instituição em que trabalham). O restante afirmou contar com planos individuais ou familiares comprados diretamente no mercado.

Ainda segundo a pesquisa, oito em cada dez pessoas que têm plano de saúde buscaram algum tipo de atendimento ou assistência médica no último ano. Do total, 75% o fizeram para ter acesso a consultas médicas e cerca de dois terços (67%) para realizar exames diagnósticos (raio X e exames de sangue, entre outros).

Cerca de um terço (32%) utilizou o pronto-atendimento ou pronto-socorro e 15% usaram os planos de saúde para internação hospitalar. Do total, 21% dos usuários relataram não ter acionado o plano de saúde nos últimos 12 meses.