A cidadania é realmente superpoderosa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/06/2011 às 0:55

A jornalista Mona Lisa Dourado é uma editora de mão cheia, com olho clínico e reflexões oportunas. Esse perfil vem de uma bagagem da boa repórter que se fez construir. Sim, editor também pode ser repórter. :)

E ela prova isso no especial O Poder da Cidadania, que entrou no ar nesta semana com o objetivo de mostrar iniciativas inovadoras (e até simples) capazes de ajudar a mandar para bem longe a pobreza e a desigualdade que tomam conta da América Latina e Caribe.

Bom saber que as ações apresentadas neste especial, que leva a marca do Jornal do Commercio (Recife/PE), estão contribuindo para que a região cumpra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), que são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos. Essas tarefas foram estabelecidas em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e devem ser cumpridas até 2015.

A gente sabe que, para erradicar a pobreza extrema, faz-se necessária a criação de estratégias contínuas direcionadas à área de saúde. E em O Poder da Cidadania, podemos encontrar uma seção que traz os bons exemplos, como a Trevo de Quatro Folhas, que remunera mulheres do município de Sobral (a cerca de 240 quilômetros de Fortaleza, no Ceará) para cuidar de grávidas e bebês. Trata-se de mães sociais que ajudam a reduzir índices de mortalidade materna e infantil na comunidade.

E vejam que legal: de 2001 (ano de implantação do programa) até hoje, mais de 10 mil famílias já foram atendidas. No primeiro ano do projeto, o índice de mortes de crianças era de 29,6 por mil nascidos vivos. E eu adorei saber desta evolução: em 2002, a taxa foi diminuída para 18,7. Em 2007, caiu para 14,2. Em 2010, baixou para 13,6, índice comparável ao do Sul do País. Da mesma maneira, os óbitos maternos foram reduzidos de 27,9 por 100 mil nascidos vivos, em 2001, para zero em 2009 e 2010.

Em outras palavras, significa dizer que o município de Sobral é um dos poucos a cumprir, cinco anos antes do prazo final, o quarto e quinto ODMs, que são - respectivamente - reduzir a mortalidade na infância e melhorar a saúde materna.

Ainda na seção deste especial dedicada à saúde, podemos conferir iniciativas da Costa Rica (atenção à saúde integral à população indígena altamente móvel) e do Paraguai (programa comunitário de saúde). O primeiro projeto oferece atendimento em saúde à população indígena que vive no Panamá, mas se desloca para a Costa Rica com o intuito de trabalhar na colheita de café. Com o trabalho preventivo, reduziu-se em 20% a hospitalização e em 37% os custos do atendimento de urgência.

Já a ação do Paraguai foi focada na criação de seguro comunitário com um pacote básico para toda a população e um pacote ampliado opcional, com custo adicional. O acesso se dá por pagamento de uma taxa mensal por família. Eis o resultado: o programa registrou incremento de 74% nos exames de pré-natal e vacinação de toda a população infantil.

Bom a gente ter conhecimento de história com final feliz, né?!?

E vamos dar crédito também aos experts que conseguiram criar um leiaute tão leve, convidativo e atraente para o especial. O designer Cláudio França conseguiu deixar todo o material mais encantador com  traços que passam longe da poluição gráfica e revelam moderação e equilíbrio.

A edição dos vídeos ficou com Fábio Jardelino, enquanto os infográficos foram criados por Hernanto Barbosa e Gustavo Correia.

Quer saber mais? Passa lá em O Poder da Cidadania. Garanto que você vai gostar de conhecer tanta gente do bem. ;)