Projeto filantrópico beneficiará fumantes que desejam parar com o vício

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/06/2011 às 0:30

Nesta quinta-feira (9/6), o Instituto de Ensino e Pesquisa e o Serviço de Psicologia do Hospital do Coração, em São Paulo (HCor/SP), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), lança um programa totalmente gratuito para incentivar os fumantes a parar de fumar.

A ação oferecerá um ciclo de palestras seguido de tratamento, com acompanhamento especializado de médicos e psicólogos dispostos a ajudar os fumantes a largar o cigarro.

Para participar do programa, cada participante precisa assistir apenas a uma das palestras e, por através de um questionário, será avaliado se o perfil se enquadra ao atendimento. Durante o projeto, será realizada uma pesquisa com os participantes que avaliará a eficácia da combinação de farmacoterapia (reposição de nicotina) e o suporte psicológico oferecido aos fumantes. Será investigada também a eficácia e a necessidade de uma intervenção não medicamentosa.

Neste trabalho do HCor/SP, será comparada a eficácia de dois tratamentos para cessação do tabagismo e para a prevenção de recaída. Em análise: a reposição de nicotina com terapia em grupo contra a reposição de nicotina conforme o tratamento habitual.

"O projeto tem grande importância, pois oferecerá atendimento a uma camada da população que precisa de tratamento e não tem acesso. Além disso, esta ação capacitará profissionais que podem ser utilizados na rede pública e também gerará pesquisa científica", explica a coordenadora da pesquisa e responsável pelo Serviço de Psicologia do HCor/SP, Silvia Cury Ismael.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não economiza esforços para frisar que o tabagismo representa a principal causa evitável de morte no mundo. Há uma estimativa de 1,3 bilhão de adultos fumantes, e a previsão é que esse número chegue a 1,7 bilhão entre 2020 e 2025. No Brasil, que tem uma população de aproximadamente 190 milhões de pessoas, a prevalência do tabagismo é de 22%.

Serviço:

Palestra do Programa Antitabagismo HCor/SP, em parceria com o Ministério da Saúde.

Data: 9 de junho, das 19h às 20h

Local: HCor/SP - Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 - Paraíso - 2º Andar -auditório 1

Inscrições no site www.hcor.com.br

Informações: 11 3053-6611