Crianças de escolas públicas aprendem que fumar é uma bronca

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/05/2011 às 1:41

O dia 31 de maio foi instituído, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Dia Mundial sem Tabaco. Neste ano de 2011, a data foi destinada a destacar a importância global da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e a grande preocupação de se fazer cumprir as suas determinações.

Como sabemos, o consumo de cigarro abre portas para as doenças cardiovasculares e, dessa maneira, o nosso organismo fica vulnerável a enfermidades que podem ser fatais. Neste ano, a Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/PE) planeja um dia de atividades em escolas públicas e usará a cartilha Um dia sem fumar é um dia a mais de saúde.

A atividade entra em sintonia com os trabalhos da nacional da SBC, que tem promovido campanhas voltadas para o combate ao tabaco.

O material mostra, de forma divertida e bem humorada, os benefícios que as pessoas ganham quando deixam de fumar, além de curiosidades, dicas para não desistir e orientações para quem deseja dar o primeiro passo. É com essa cartilha que os integrantes da SBC/PE abordarão crianças, entre 8 e 10 anos, em duas escolas da rede pública de Pernambuco. 

A ação acontece amanhã (31/5), das 7h30 às 10h. Uma equipe visitará as escolas José Vilela, localizada na Estrada do Encanamento, e João Alfredo, na Ilha do Leite.

Segundo o presidente da instituição, o cardiologista Carlos Melo, o objetivo é levar mais informação aos pré-adolescentes antes que eles se entreguem ao vício do cigarro. "Fazer um trabalho junto às crianças é uma forma de evitar que elas passem a fumar no futuro e de incentivá-las a levar essas informações às suas casas", explica o médico.

Com base em pesquisas, o cardiologista Emmanuel de Abreu, membro da SBC-PE e representante da Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia (Funcor) em Pernambuco, informa que, entre as crianças que entram em contato com o cigarro, é comum começarem a fumar quando têm entre 8 e 13 anos.

"Queremos desenvolver uma prevenção primária, antes de eles iniciarem o processo do tabagismo. Por isso, escolhemos as turmas entre a 5ª e a 7ª séries", diz.

O tabagismo preocupa porque é a principal causa evitável de doença e morte em todo o mundo. É uma epidemia que leva à mortalidade prematura porque promove o desenvolvimento de enfermidades respiratórias e cardiovasculares, além de estar relacionada a diversos tipos de cânceres.

Um terço da população mundial adulta (cerca de 1,3 bilhão de pessoas) fuma. No Brasil, levantamento recente realizado pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira são fumantes .

* Clique aqui e baixe a cartilha da SBC. E amanhã, no Dia Mundial sem Tabaco, confira outro post bem educativo sobre o assunto aqui no Casa Saudável.