Anvisa aprova vacina quadrivalente contra HPV para homens

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/05/2011 às 20:42

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar a vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) para prevenir as verrugas genitais causadas pelos HPV 6 e 11 em meninos e homens de 9 a 26 anos. A aprovação tem como base uma investigação publicada no New England Journal of Medicine, que comprova a redução de 90% das lesões genitais externa.

O estudo clínico, que acompanhou 4.065 homens de 16 a 26 anos em 18 países, comprova a eficácia da vacina contra lesões relacionadas aos tipos 6, 11, 16 ou 18 do HPV.

O objetivo da pesquisa foi demonstrar que a vacina quadrivalente contra o HPV (mundialmente comercializada como Gardasil) reduz a incidência de lesões genitais externas, comparado ao grupo placebo - aquele que recebeu um imunizante que não causa efeitos.

A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que os tipos 16 e 18 do vírus causem até 50% dos tumores vulvares e 70% dos cânceres vaginais, bem como 85% dos casos de câncer anal.

No grupo feminino, o papilomavírus humano está associado ao câncer do colo do útero. Não significa que todas as mulheres com HPV desenvolveram esse tipo de tumor.

E os homens não estão isentos desse risco. A infecção pelo HPV está relacionada a cerca de 40% dos casos de câncer de pênis e até 40% dos quadros de câncer anal na população masculina. Para se ter uma ideia, oito em cada dez indivíduos sexualmente ativos entrarão em contato com o vírus no decorrer de suas vidas.

Nos Estados Unidos, estima-se que de 75% a 80% dos homens e mulheres serão infectados pelo HPV durante a vida. Para a maioria, o HPV desaparece espontaneamente. No entanto, para as mulheres que não eliminam determinados tipos, o HPV pode causar câncer de colo do útero, vaginal e vulvar.

Já o câncer anal e as verrugas genitais podem aparecer em homens e mulheres que não eliminam o papilomavírus humano. Não existe uma forma de se prever quais pacientes eliminarão ou não o vírus.

É importante o check-up regular (ida anual ao ginecologista e urologista, no caso das mulheres e dos homens, respectivamente) porque o HPV pode permanecer no organismo sem qualquer sintoma por meses e até anos.

Vale informar que a vacina quadrivalente contra o HPV é administrada em três doses, com aplicação intramuscular. A primeira pode ser aplicada em data escolhida, a segunda dose é administrada dois meses após a primeira, e a terceira dose, seis meses após a primeira.