Cinco novos medicamentos estão nas unidades próprias do Farmácia Popular

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/05/2011 às 0:04

A lista de itens ofertados pelo Programa Farmácia Popular do Brasil passa de 108 para 113 nesta semana. É que as 547 unidades próprias (administradas pelo Governo Federal) passaram a oferecer cinco novos medicamentos: losartana potássica (para controle da hipertensão arterial), loratadina (antialérgico), fluoxetina (antidepressivo), clonazepan (ansiolítico) e alendronato de sódio (osteoporose).

A losartana potássica será gratuita, ao lado dos outros 12 medicamentos direcionados ao controle da pressão alta e da diabete. As outras quatro medicações terão 90% de desconto.

"Este é um avanço importante do Programa Farmácia Popular, pois os cinco medicamentos incorporados tratam doenças crônicas, que acometem grande parcela da população", diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

"Ao facilitar o acesso a esses medicamentos, o governo federal espera proporcionar uma maior qualidade de vida às pessoas", complementa.

O Farmácia Popular do Brasil, diga-se de passagem, foi criado em 2004 pelo governo federal para oferecer à população mais uma forma de obtenção de medicamentos, além dos 560 tipos oferecidos gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa foi estendido à rede privada de farmácias e drogarias em 2006, recebendo a denominação Aqui tem farmácia popular, onde são ofertados 25 itens.