Agricultor de Garanhuns participa da Operação Sorriso e corrige fissura labial

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/05/2011 às 12:00

No fim do mês passado, o Casa Saudável explicou bem direitinho o que é fissura labial e informou como o problema pode ser corrigido. O mote desse post foi a organização não governamental (ONG) Operação Sorriso do Brasil (OSB), que oferece cirurgias reconstrutivas gratuitas para as pessoas de baixa renda com fissura labial. A iniciativa tem sido abraçada em parceria com a Colgate.

De 27 de abril a 3 de maio, a ação esteve em Maceió para atender gratuitamente crianças e adultos com fissura labial. Foram realizados 65 procedimentos cirúrgicos e 44 operações, no Hospital Nossa Senhora da Guia. Todos os pacientes considerados aptos para uma cirurgia foram atendidos.

Segundo Clóvis Brito, coordenador do programa de Maceió, muitos pacientes deste ano relataram ter descoberto a Operação Sorriso e também a oportunidade da operação através da campanha da Colgate na televisão. Entre eles, está o agricultor Cícero Venâncio da Silva, 44 anos, que mora em Garanhuns, no Estado de Pernambuco.

"O meu primo, que mora em Maceió, viu os cartazes sobre a Operação Sorriso. Então, viajei duas horas para tentar fazer a cirurgia", conta Cícero, que se submeteu ao procedimento, realizado com sucesso. Ele reconhece que o preconceito com quem tem fissura labial é grande. De qualquer maneira, ele conseguiu levar a vida adiante, casou-se e teve cinco filhos. Agora, ele está feliz da vida porque passou por uma operação que colocará a vida ainda mais para cima.

Neste ano, a Colgate doará parte das venda de produtos (com o selo da campanha Operação Sorriso) para a ONG. Além disso, a divulgação publicitária, em TV e revistas, convida a população a participar da ação e conhecer mais sobre a causa. Confira o vídeo abaixo:

* Leia também no Casa Saudável: "Crianças experimentam a alegria de abrir um sorrisão"