O valor do palhaço no tratamento de pacientes internados

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/04/2011 às 14:51

Quando enfrentamos uma doença grave ou passamos por um período difícil com a nossa saúde, nunca é demais recebermos atenção de uma equipe capacitada em despertar coragem, esperança e fé adormecidas pela dor e amargura de uma enfermidade.

Esse é o mote do 1º Fórum da Alegria em Saúde, cuja temática é "O palhaço como parte da equipe de saúde", que será realizado no Teatro Municipal Elza Munerato, na cidade de Jaú (região central do Estado de São Paulo, a 296 km da capital), no dia 14 de maio.

O evento, organizado pela Fundação Amaral Carvalho, é destinado a voluntários e a pessoas que têm interesse em atuar como clowns (palhaços) em instituições, além de profissionais da área da saúde de várias regiões do País. "Entre os palestrantes, estão profissionais renomados na preparação e no acompanhamento do trabalho dos clowns nas áreas de psicoterapia, terapia ocupacional e medicina, entre outros segmentos", diz o médico Ricardo Brandão, presidente da instituição.

A fundação também utilizará sua experiência no trabalho com clowns do grupo Remédicos do Riso, que há 10 anos dedicam um pouco de tempo vestindo-se de palhaços, visitando os pacientes internados e em tratamento no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú. Depoimentos de pacientes também serão expostos durante as apresentações do encontro.

O Fórum da Alegria em Saúde promoverá ainda a discussão do processo de criação, atuação e interação do palhaço com o paciente e com a equipe de saúde, a fim de proporcionar conhecimento sobre o que é ser clown e sobre a necessidade de preparação para executar esse tipo de atividade. Além disso, será estimulada a aproximação dos vários grupos existentes no Brasil e a criação de uma rede de contatos entre os grupos.

"O sorriso atinge a alma. Há muitas pessoas dispostas a se doar ao próximo executando atividades voluntárias. É assim no grupos de clowns. O envolvimento com a rotina diária de pacientes, acompanhantes e instituições hospitalares requer preparação especializada", enfatiza Ricardo.

Inscrições: R$ 30. Mais informações: 14 3602-1186/ [email protected]/ www.amaralcarvalho.org.br.