São Paulo lança programa pioneiro de Cão-Guia no País

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/04/2011 às 16:00

Olha que boa notícia: o governo do Estado de São Paulo lançou, neste mês de abril, o Programa do Cão-Guia e anunciou a construção do Centro de Referência para o Cão-Guia, em um prédio sustentável, na Universidade de São Paulo (USP).

O decreto de lançamento do programa foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

O projeto tem como objetivo a implementação do Centro de Referência para o Cão-Guia em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.  O valor da obra está orçado em R$ 2,5 milhões.

“Esse programa é fundamental e chega para garantir maior autonomia e independência às pessoas com deficiência visual”, afirma Linamara Rizzo Battistella.

Os filhotes de cachorro que farão parte do treinamento serão entregues, num primeiro momento, a uma família adotiva, selecionada pelo programa, e que cuidará do cão durante um ano. Passado o primeiro ano, o cão é encaminhado a um centro de treinamento, onde passará por um adestramento intensivo.

Nessa etapa, o animal será avaliado permanentemente por treinadores qualificados, contratados pelo centro e avaliados clinicamente por veterinários da FMVZ. O treinamento terá duração de quatro a seis meses. Após esse processo, os cães serão encaminhados a pessoas com deficiência visual gratuitamente.