Pernambuco passa a contar com seção da Sociedade Brasileira de Diabetes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/04/2011 às 23:32

Foi lançada oficialmente hoje (26/4) a Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD/PE), presidida pela endocrinologista Geísa Macedo, que foi delegada da entidade eleita por dois presidentes em diferentes gestões. O evento de apresentação da seção pernambucana da SBD foi promovido pela diretoria da nacional e aconteceu no Restaurante Benedictus, no bairro dos Aflitos, no Recife.

Uma das profissionais que mais conhecem sobre o pé diabético, Geísa decidiu criar, há cerca de cinco anos, o Instituto Brasileiro de Diabetes (Ibradi), que fica no bairro do Pina, também no Recife. Nesta instituição, todos os profissionais que lidam com pacientes diabéticos são voluntários e, por isso, não recebem nenhuma remuneração. Trabalham por amor à causa.

Participa do Ibradi um rol de especialistas como médicos, psicólogos e nutricionistas. O instituto ainda promove aulas de educação em diabete e curso de treinamento sobre a doença destinado a profissionais de saúde e pacientes.

No Brasil, já há seções da SBD na Bahia, no Ceará, em Goiás, em Minas Gerais, no Paraná, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em Sergipe. A próxima regional a ser criada deverá ser a de São Paulo, com data de lançamento a ser definida.

Sobre a chegada de um capítulo da SBD em Pernambuco, Geísa Macedo conversou com o Casa Saudável. Confira os destaques desta entrevista exclusiva:

AÇÕES LOCAIS

"A criação da SBD-PE é um marco na história da diabete no nosso Estado, pois nos torna independente da nacional, o que possibilita toda uma atuação voltada para as quetões regionais, que são diferentes pelo Brasil afora. Com a criação da regional, podemos eleger nossos representantes e traçar planos locais. Penso que é muito importante investir em educação em diabete e capacitação de profissionais para lidar adequadamente com a enfermidade."

EM PERNAMBUCO

"Gostaria muito de poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos diabéticos pernambucanos. Esta é uma causa que abracei há mais de 20 anos e que me fez criar o Ibradi, que uma instituição sem fins lucrativos, feita para educar, informar, prevenir e tratar pessoas com diabete."

COMPLICAÇÕES

"A situação dos diabéticos tem recebido uma atenção maior do governo federal, com a liberação de remédios gratuitos. Mas ainda falta muito para observarmos uma diminuição das complicações crônicas dos pacientes. Acredito que isto é de interesse público, pois o maior gasto com diabete é justamente pelas complicações crônicas. Estatísticas internacionais mostram que o gasto com os medicamentos chega a 18% do total do custo que uma pessoa com diabete tem. Todo o resto é destinado ao controle e tratamento das complicações crônicas, como também suas consequências. Ou seja, tratar corretamente o diabético e fornecer o que for necessário para o bom controle da doença é, além de tudo, econômico para o poder publico."

Saiba sobre a Sociedade Brasileira de Diabetes: www.diabetes.org.br

* O Casa Saudável já publicou muitos posts sobre diabete. Clique nos títulos abaixo e confira alguns:

- Azul se transforma hoje na cor da prevenção

- Diabete não é bicho-papão

- Lance um balão virtual e faça mais pela prevenção da diabete