Hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/04/2011 às 22:31

Pesquisa do Ministério da Saúde (MS), divulgada hoje (26/4), neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual – em 2009, a proporção foi de 24,4%.

Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado anualmente desde 2006, pelo MS, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP). Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no DF.

A pesquisa mostra que o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). "Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com o avançar da idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais", explica o secretário de Vigilância em Saúde do MS, Jarbas Barbosa.

O aumento se deve ao maior acesso da população ao diagnóstico na atenção primária de saúde. E as mulheres procuram mais o diagnóstico na atenção básica. É por isso que há uma prevalência mais significativa entre elas.

Ao analisar o ranking de percentual de adultos (com 18 anos ou mais) que disseram ter hipertensão arterial, percebe-se a variação entre as capitais: 13,8% (Palmas, com o menor índice) a 29,2% (Rio de Janeiro,em primeiro lugar no posto). As cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre empatam na segunda colocação, com 25,5%. Já João Pessoa aparece como a terceira da lista (25,4%), seguida pelo Recife (24,9%).

TRATAMENTO - Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todas as classes de medicamentos necessários para o controle da hipertensão arterial. O programa Aqui tem farmácia popular também ampliou a gratuidade de medicamentos para portadores da doença. Hoje, são mais de 15 mil farmácias e drogarias conveniadas ao programa.

* Clique nos títulos abaixo e leia o que o Casa Saudável publicou neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão:

- Dor de cabeça não é sintoma de pressão alta

- Campanhas sobre hipertensão tomam conta das redes sociais

- Reflexão sobre menopausa e hipertensão arterial