Quem tem diabete também pode se deliciar com ovos de Páscoa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/04/2011 às 0:10

Muita gente com diabete ainda tem dúvidas em relação ao consumo de chocolate, principalmente nesta temporada de Páscoa. Mas quem convive com a doença pode se deliciar com os ovos. É o que ressalta a nutricionista Fernanda Castelo Branco, da área de educação da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) – Diabetes Brasil.

"A ingestão da guloseima deve ser feita com moderação, pois o consumo excessivo pode levar a um aumento da taxa de açúcar no sangue", diz a especialista. Para a escolha do chocolate que impacta menos a glicose, vale a pena checar o rótulo nutricional. 

"Aqueles que possuem com diabete devem optar por a versão do produto que tiver a menor quantidade de carboidrato e de gordura", completa Fernanda. Ou seja, não é só pelo fato de ser diet ou light que a iguaria pode ser consumida a torto e a direito.

No site Mudando Diabetes (www.mudandodiabetes.com.br), da farmacêutica Novo Nordisk, os portadores encontram dicas e ferramentas que ajudam na organização do cardápio, como na escolha do chocolate. Basta clicar na barra de download e baixar o manual de contagem de carboidratos - uma técnica aceita pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e muito importante para melhorar o controle glicêmico. A ferramenta também permite correlacionar a quantidade de carboidratos ingerida com a dose de insulina a ser aplicada.

"A contagem de carboidratos é importante para as pessoas com diabete, pois permite maior flexibilidade na escolha dos alimentos e traz ao paciente mais autonomia diante do tratamento", afirma o diretor médico da Novo Nordisk, Marcelo Freire. Mas é fundamental que o paciente converse com um médico e siga as orientações e recomendações dele.

Além dessa dica, o site Mudando Diabetes oferece outros materiais, como o diário de glicemia, que facilita o controle através de anotações sobre as refeições, os resultados dos testes de nível glicêmico e das doses diárias de insulina.

Dica para a Páscoa: cupcake diet, que sacia a vontade de comer chocolate 

 

Ingredientes da massa:

4 ovos

2 colheres de chá de adoçante para forno e fogão

2 colheres de chá de óleo canola

2 colheres de sopa de água

35g de cacau em pó

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

* Compre forminhas específicas para cupcake

Modo de preparo de massa:

Colocar na batedeira os ovos e o adoçante. Bater até dobrar o volume. Numa panela, colocar o óleo, a água e o cacau em pó. Aquecer e mexer até dissolver. Misturar os ingredientes da batedeira com os da panela delicadamente. Divida a massa e coloque nas forminhas específicas para cupcake. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cerca de 20 minutos.

Ingredientes do recheio:

1 xícara de chá de leite em pó desnatado

150 ml de água fervente

1 colher de chá de margarina light

1 colher de sobremesa de adoçante para forno e fogão

1 colher de sobremesa de amido de milho

leite para diluir o amido de milho

corante comestível (cor de sua preferência)

Modo de preparo do recheio:

Colocar no liquidificador o leite em pó, a margarina, o adoçante e a água. Bater por 5 minutos na velocidade média. Adicionar corante. Colocar essa mistura em uma panela e adicionar amido dissolvido em leite. Levar em fogo médio mexendo até engrossar. Se caso não engrossar, adicionar mais amido dissolvido em leite. Retirar do fogo, esperar esfriar e colocar no saco para confeitar. 

Montagem:

Com o auxilio do saco de confeitar, introduzir o bico até as extremidades do cupcake e delicadamente colocar o recheio. Enfeitar a parte superior do bolo.

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 10 porções

Valor calórico (por unidade): 220 Kcal

Quantidade de carboidratos (por unidade): 15g

* Receita sugerida pela Novo Nordisk