Jornalista dá adeus ao sedentarismo para encarar Desafio Perfformance

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/04/2011 às 12:46

A jornalista e estudante de pedagogia Isabelle Figueiroa, 27 anos, do portal NE10, faz parte dos 72% dos brasileiros que não fazem atividade física. Esse dado vem de pesquisa recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pois é, somente 28% das pessoas que vivem no Brasil usam o tempo livre para fugir do sedentarismo.

Em poucos dias, contudo, Isabelle ganhará uma rotina bem mais agitada e provará que falta de tempo não é desculpa para se entregar à inércia. Ela faz parte do grupo de 12 pessoas que participarão do Desafio Perfformance – projeto do Clube Perfformance (academia localizada no bairro de Boa Viagem, no Recife) que preparará essa turma durante nove meses para a disputa da corrida de São Silvestre, em 31 de dezembro, em São Paulo. A ação dá início às comemorações dos 30 anos do Clube Perfformance.

Superempolgada, Isabelle diz que, para aceitar o desafio, inspirou-se nos passos do marido, o bibliotecário e fotógrafo Tiago Silva, 31, que é triatleta e rato de corridas de rua. “Até então, dou apenas força para ele acelerar os passos. Na última Corrida das Pontes do Recife, fiquei na concentração esperando Tiago terminar o percurso para tirar fotos e comemorar. E só de olhar todo mundo correndo eu já me cansava”, conta a jornalista, que tem um dia intenso.

“Acordo às 5h para ir à faculdade. De lá, sigo para o trabalho. Chego em casa apenas à noite. Nessa rotina, numa priorizei o exercício. Mas tudo vai mudar. Dedicarei três dias da semana aos treinos para lidar bem com o desafio”, continua Isabelle, que sabe como ganhará mais disposição quando o organismo se acostumar com a nova maneira de ver a vida, bem longe do sedentarismo.

Além de passar a conviver com séries de exercícios específicos, ela terá que reorganizar o cardápio, que passa longe de ser saudável, embora a jornalista tenha uma silhueta slim. “Acordo às pressas e só tomo um copo de leite. Passo o dia todo sem lanchar e só vou comer na hora do almoço. Depois, não faço mais pequenas refeições e, por isso, capricho no jantar”, confessa.

Para não lidar com contratempos enquanto desenvolve o novo estilo de vida, Isabelle sabe que precisará seguir uma dieta bem equilibrada. “Estou disposta a reorganizar refeições e lanches.”

E quem gostou de toda essa boa mudança foi Tiago, que já havia se programado para ir a São Paulo e participar da São Silvestre. “Agora que eu também vou, ele só tem a festejar por dois motivos: vou correr ao lado dele e não ficaremos longe um do outro no réveillon”, diz.

Ela se submeterá a exames médicos e avaliação física ainda nesta semana para saber em que condições seu corpo está e, dessa maneira, fazer exercícios na dose certa. “Sei que vai ser contagiante, o que me dará estímulo para ir até o final.” E quem sabe Isabelle não carrega esse bom hábito por toda a vida, não é?!? Vamos torcer! :)

CONHEÇA O DESAFIO

Com o intuito de registrar a aventura dos 12 participantes, foi criado o blog Desafio Perfformance (www.omaiordesafiodomundo.com.br). Nele, os internautas acompanharão a trajetória dos participantes, através de posts individuais e da cobertura da equipe envolvida.

O blog também contará com textos, pesquisas e vídeos sobre alimentação saudável, saúde, artigos esportivos, além de outros temas. Outro ponto de contato entre os participantes e o público será feito através do Twitter e ainda uma fanpage no Facebook.

O Desafio Perfformance tem como objetivo, além de tratar sobre a prática de atividades físicas, falar de pessoas, relatar suas histórias e experiências. “Nosso intuito é mostrar que os participantes podem vencer o desafio de mudar sua própria realidade, ao adotar um novo estilo de vida mais saudável e conciliar a prática de esportes e a qualidade de vida com suas profissões e compromissos”, explica a proprietária do Clube Perfformance, Juliana Santos.

Vale informar que os participantes convidados foram divididos em dois grupos de mulheres e homens que serão preparados pelos professores Emerson Damásio e Terciana dos Santos Pereira. No time feminino, além de Isabelle Figueiroa, estão Miau Caldas (chef), Karol Nogueira (blogueira), Anna Terra (blogueira) e Cybele Rios (Publicitária).

A ala masculina será representada por Ely Menezes (empresário), Ricardo Santiago (publicitário), Pedro Magalhães (blogueiro), Alexandre Araújo (blogueiro) e Gustavo Escobar (advogado).

Em junho, dois alunos da academia (integrantes do Plano 30 anos Clube Perfformance, que será comercializado no período) serão sorteados para participarem do desafio.

UMA NOVA PERFFORMANCE BALZAQUIANA

De uma academia exclusiva para mulheres, o Clube Perfformance comemora seus 30 anos de atividades ao se consolidar como um dos mais bem equipados centros de fitness do País, referência de modernidade e profissionalismo.

Para comemorar três décadas em outubro deste ano, o Clube Pefformance passou por uma ampla reforma em 2010, quando foram investidos mais de R$ 2,3 milhões na modernização do espaço.

Com a reformulação, a academia passou a contar com uma ampla sala de musculação e ergometria com mais de 1 mil m² e novo espaço de pilates. E novos terrenos foram adquiridos para mais uma revitalização.

* Leia também no NE10: "Dez sedentários encaram desafio para correr na São Silvestre"