Inca traça perfil dos 2 mi doadores de medula óssea no País

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/04/2011 às 0:30

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), gerenciado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), traçou o perfil dos dois milhões de doadores voluntários no Brasil. O levantamento revelou que as mulheres lideram o cadastro como voluntárias (56%) e que 88% dos doadores têm menos de 45 anos, o que amplia a permanência dos voluntários no cadastro.

A pesquisa também apontou que a Região Sudeste possui 48% dos doadores, seguida pelo Sul (25%) e Nordeste (14%). No Centro-Oeste, o total é de 8%. Já no Norte, estão 5% dos cadastrados do País. 

"O levantamento é importante para sabermos em que regiões é necessário um reforço nas campanhas, tendo em vista que a diversidade genética da população brasileira é muito vasta", esclarece o diretor do centro de transplante de medula óssea do Inca, Luís Fernando Bouzas, também e coordenador do Redome.

Importante ressaltar que a marca de dois milhões de pessoas cadastradas no País é motivada por campanhas de sensibilização promovidas pelo Ministério da Saúde e pelo Inca, em parceria com os hemocentros dos Estados. Esse número aumenta as chances de pacientes aguardando transplante de medula óssea.

Desde que começou a ser gerenciado pelo Inca, há 11 anos, o Redome teve um aumento de 16.000% no número de cadastrados. Houve um aumento de 240% (2003-2009) no número de transplantes não aparentados. De qualquer forma, atualmente há cerca de 1,2 mil pessoas aguardando por um doador compatível.

(Clique aqui e veja como se tornar um doador de medula óssea)

* Leia o que o Casa Saudável já publicou sobre doação de medula óssea:

- Doe-se a um belo gesto de amor

- Laura se doou a um belo gesto de amor

- Cresce número de doadores de medula óssea no Brasil